Author: joyce

Sobre

Joyce Pais

Fundadora e editora-chefe do Cinemascope. Jornalista, professora, palestrante e filmmaker paulistana. Apaixonada por David Lynch, Pedro Almodóvar, Marilyn Monroe e café.

O pecado mora ao lado

Por Joyce Pais “Seu impacto físico era extraordinário, ela aparecia na tela e era como se pudesse-mos tocá-la, sua imagem possuia uma estranha realidade, bem além do que uma câmera pode reproduzir. Mas há outra coisa: ela possuía um instinto natural para dizer um texto cômico e lhe dar um tom especial, um sentido à parte. Nunca era vulgar mesmo num papel que tinha tudo para isso acontecer, e de certa maneira a gente sentia isso quando a via na tela. Ela tinha uma qualidade que ninguém mais teve no cinema, exceto Garbo. A verdade é essa.” (Billy Wilder)...

Ler Mais

7° Festival de Cinema Latino-Americano

Por Aline Fernanda, Joyce Pais e Wallacy Silva Aconteceu em São Paulo entre os dias 12 e 19 de julho a 7° edição do Festival Latino-Americano, com exibições gratuitas na Cinemateca, Cinesesc, Memorial da América Latina e Cinusp. O objetivo do festival era divulgar a produção da cinematografia latino-americana recente, destacando produções resultantes das parcerias entre países latinos. Além da mostra, oficinas de direção, criação, roteiro, montagem, seminários e debates foram oferecidos. O Cinemascope esteve presente no evento e neste post trazemos para nossos leitores um pouco do que vimos. Um Mundo Secreto Gabriel Marinõ (México/2011) O diretor Gabriel...

Ler Mais

Bem amadas

Por Joyce Pais Chistophe Honoré abre seu novo musical com uma versão em francês de “These boots are made for walkin”, imortalizada na voz de Nancy Sinatra. Depois de Canções de Amor (2007), o diretor, apaixonado pelas incongruências do destino, dessa vez, passa por diferentes cidades e idiomas, para chegar num ponto que tem sido seu objeto de estudo: amores imperfeitos. Nos anos 1960, Madeleine (Ludivine Sagnier), uma vendedora de uma loja de sapatos, começa a fazer programas após ser confundida na rua com uma prostituta, justificando para si mesma que este seria apenas “um meio de comprar mais...

Ler Mais

Na Estrada

Por Aline Fernanda e Joyce Pais Produzido por Francis Ford Copolla, Na estrada (On the road), adaptação do livro de Jack Kerouac publicado em 1957, antes de ter Walter Salles (Central do Brasil; 1998) no comando da história ícone da geração beat, foi recusado por Godard e Gus Van Sant. O projeto, que concorreu à Palma de Ouro em Cannes deste ano, levou oito anos para ser concluído. Para se aproximar ao máximo do universo que viria a ser sua matéria prima, o diretor brasileiro investiu na busca pelas sensações vividas à flor da pele por Kerouac. Para isso,...

Ler Mais

Fausto

Por Joyce Pais   “O crescimento humano tem custos humanos; qualquer um que o deseje tem que pagar o preço, e o preço é altíssimo”. (Marshall Berman) Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza no ano passado, Fausto, a adaptação cinematográfica da obra do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, publicada em 1808, feita pelo diretor russo Aleksandr Sokurov, tal como o romance, não é de fácil assimilação. O estranhamento se dá, inicialmente, pelo formato da tela, quadrada com as bordas arredondadas, o desfoque é resultante das lentes de Bruno Delbonnel, diretor de fotografia que leva no...

Ler Mais