Por Luciana Ramos

Há muito tempo os filmes de animação deixaram de ser “coisa de criança”, muito por conta das histórias bem boladas que debatem, com bom humor e um toque de absurdo, temas fundamentais da nossa sociedade. As antigas fábulas da Disney, repletas de seres míticos, foram aos poucos sendo substituídas por tramas que sustentam o apelo infantil mas tratam diretamente de conflitos recorrentes no mundo adulto.

Não foi fácil fazer esta lista pela quantidade de obras incríveis do gênero. Sob a pressão de ter deixado de fora algum filme que marcou a sua infância ou tornou-se um dos seus prediletos, revelo aqui as minhas escolhas.

Up – Altas aventuras

Cinemascope - Up Altas Aventuras

Carl Fredricksen é um idoso recém-viúvo que, quando confrontado em viver em um asilo e perder sua casa, decide amarrá-la a balões e levantar voo até a Venezuela. Sua intenção é realizar o sonho de infância que partilhava com sua mulher Ellie em encontrar um lugar lendário chamado Paraíso das Cachoeiras. Junta-se a ele nesta jornada o escoteiro Russell, sedento por obter uma insígnia nova e a chance de impressionar o pai, um cachorro falante e uma ave exótica.

Em uma das melhores sequências sobre relacionamentos já feitas no cinema, na minha opinião, acompanhamos meio século de vida compartilhado por Carl e Ellie e vemos os sonhos dos dois repetidamente esmagados pela realidade. Ao final, com a ajuda da finada esposa, Carl descobre que esta jornada foi a real aventura dos dois. Essas cenas são exemplos de momentos mais apelativos ao público adulto, já que estes podem relacionar o que está sendo mostrado na tela com fatos do seu universo particular. Um filme muito bem concebido que deixa uma bonita mensagem sobre o sentido da vida e da amizade.

A Bela e a Fera

Cinemascope - A Bela e  Fera

Bela é uma bondosa camponesa adorada por todos da sua cidadezinha (especialmente pelo bonito e irritante Gastão). Um dia, é aprisionada no castelo de Fera, um príncipe que foi punido por sua arrogância sendo amaldiçoado por uma feiticeira a adquirir feições monstruosas. A única maneira de retornar à sua forma original é encontrando o verdadeiro amor antes que a última pétala de uma rosa enfeitiçada.

Naturalmente, os dois acabam juntos e o diferencial deste musical é exatamente a maneira como o relacionamento dos dois desenrola-se. Bela consegue, com delicadeza e bondade, aflorar os sentimentos da Fera ao mesmo tempo que se apaixona por ele, descobrindo que a única beleza relevante é a interior.

Os Incríveis

Cinemascope - Os Incríveis

Quando somos apresentados aos Incríveis, eles estão em roupas elásticas combatendo o crime. Após um erro, são aposentados compulsoriamente pelo Governo e forçados a encararem uma vida “normal”. Então, nos deparamos como nossos super-heróis quinze anos depois, vivendo no subúrbio e criando três filhos. As lutas de Roberto Pêra (alter ego de Sr. Incrível) são contra o seu peso e o trabalho burocrático e chato que reacende constantemente a decepção em estar preso a uma vida que não desejou para si. Sua mulher Helen (Mulher Elástica) dá tudo de si para manter a casa em ordem e criar os seus filhos, mas pena em estabelecer uma conexão com a filha adolescente. Tudo muda quando uma nova série de crimes assola a cidade e todos eles se unem para juntos combaterem o mal mais uma vez.

Os problemas descritos nesta animação são essencialmente adultos, referentes a identidade, autoafirmação  e realização pessoal. Apesar de atrativo para as crianças pela maneira dinâmica e espirituosa com que lida com o conflito (além das cenas de ação, é claro), fica claro que a diversão maior é destinada aos adultos.

Toy Story 3

TOY STORY 3

Andy cresceu e agora é um adolescente preparando-se para ir a faculdade. Ele decide jogar fora seus antigos amiguinhos e Woody, Jessie e Buzz acabam parando na creche Sunnyside. Em meio a dor do abandono, eles entram em contato com outros brinquedos e descobrem que o lugar não é tão mágico quanto esperavam. Resolvem, então, armar um plano de fuga.

Acompanhamos com emoção a alegria de Woody em estar, mesmo que por um breve momento, nas mãos do seu dono novamente e nos identificamos com a relutância de Andy em desfazer-se dos símbolos do passado para seguir adiante. A motivação do vilão, o ursinho cor-de-rosa Lotso, é cativante: ele só queria ser adorado. Por outro lado, cenas hilárias com o narcisista super bronzeado Ken e um Buzz Lightyear em versão latina suavizam a tensão e concedem boas risadas.

Procurando Nemo

Cinemascope - Procurando Nemo

Marlin é um peixe-palhaço que perde sua mulher e todos os seus ovinhos num ataque de barracuda, com exceção de um. Traumatizado pela morte dos entes queridos, transforma seu medo em superproteção na criação de seu único filho sobrevivente, Nemo.

Um dia, Nemo sente-se sufocado por seu pai e, numa reação típica de rebeldia, resolve desobedecê-lo e nadar em alto mar. É então capturado e levado para Sydney. Desesperado, Marlin parte em sua procura. Ajudado pela engraçada e espirituosa peixe Dory, vítima de um grave problema de memória recente e Crush, uma tartaruga surfista, nada por todo mar aberto até encontrar Nemo.

Os roteiristas conseguiram abordar de maneira tocante a incansável devoção de um pai que enfrenta todos os tipos de obstáculos para reunir-se novamente com seu filho.

Filme além dos clichês….

O Rei Leão

Cinemascope - O Rei Leão

É a história da vida de Simba, filho do rei Mufasa e rainha Sarabi, herdeiro da selva africana. O filme conta desde o seu nascimento e apresentação aos súditos até o momento em que o filho de Simba repete a mesma passagem. Em meio a isso, é travado um conflito entre o protagonista e seu tio Scar, que mata seu pai e rouba-lhe o trono.

O tom do filme oscila entre leveza de números musicais como “Hakuna Matata” com a densidade dramática do conflito principal, que envolve traição, responsabilidade moral e redenção. Os criadores basearam-se desde o enquadramento dos épicos de Cecil B. De Mille a trama de traição familiar de Hamlet.

É um filme além dos clichês não só pela sua excelência narrativa e técnica mas por ter representado um salto de qualidade nas animações, tendo aberto portas para todos os outros filmes aqui listados. Um dos mais belos clássicos da Disney, que continua relevante após vinte anos do seu lançamento.