Home / Colunas / #5+1 / Pacientes Terminais
Cinemascope-A Culpa é das Estrelas (1)

Pacientes Terminais

Por Aline Fernanda

Me rendi ao sucesso “A Culpa é das Estrelas”, do escritor John Green, quando fiquei sabendo que ele seria adaptado para o cinema, eu tenho uma “tara” por adaptações de livros, principalmente para poder ler o livro antes do filme. Corri para comprar o meu exemplar do e me derreti toda com a história de Gus e Hanzel, e estou torcendo para que a adaptação cinematográfica seja tão apaixonante quanto o livro. Aproveitando que o lançamento está pra chegar (05/06 – quinta-feira) decidi reunir no meu #5+1 personagens com câncer terminal que são tão apaixonantes quanto Hanzel e Gus… Preparem os lencinhos!

Uma Prova De Amor (2009)

Cinemascope-uma-prova-de-amor

Estrelado por Cameron Diaz, Jason Patric, Sofia Vassieva e Abigail Breslin, Uma Prova de Amor conta a história de Kate, filha do casal Fitzgerald que tem Leucemia e poucos anos de vida. A solução encontrada pelos médicos é que a família tenha um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Para salvar sua filha o casal aceita a proposta e nasce Anna (Breslin), que logo ao nascer doa sangue do seu cordão umbilical. Anos depois, ao atingir seus 11 anos, Anna precisa doar um rim para sua irmã. Cansada de passar por tantos procedimentos médicos para salvar Kate, ela decide lutar na justiça por sua emancipação médica, de forma que tenha direito de decidir o que faz com seu corpo.

O longa do diretor Nick Cassavetes (Diário de Uma Paixão) surpreende pela reviravolta e pelo amor incondicional dos pais pela sua filha e nos faz pensar que algumas vezes acabamos prejudicando algumas pessoas para salvar outras. Vale separar o lencinho!

Um Amor Para Recordar (2002)

Cinemascope-Um Amor Para Recordar

Landon Carter é punido por ter feito uma “brincadeira” de mau gosto em sua escola. Como castigo ele precisa participar de uma peça teatral da escola. Como todo bad boy que se preze, Landon acha tudo muito chato e ele conhece a nerd e filha do pastor (leia-se certinha) Jamie Sullivan. Depois de pedir ajuda para Jamie para decorar as falas da peça e para que isso fosse segredo, recebe em troca um aviso de Jamie que Landon não deveria se apaixonar por ela. E adivinhem só? Ele se apaixona! Mas a menina tem sérios problemas de saúde, o que muda o rapaz e faz ele fazer “loucuras de amor” por sua enferma amada.

Mandy Moore, que vive a personagem Jamie Sullivan, é cantora e deu uma palinha de sua voz no filme na peça de teatro. O longa também vale umas boas lágrimas.

Doce Novembro (2001)

Cinemascope-Doce Novembro

Um ano antes (falando em lançamentos) de Landon Carter se apaixonar por sua Jamie, foi a vez de Nelson Moss, um executivo workaholic que se esqueceu de como é se apaixonar por alguém, conhecer Sara Deever que devolve sua capacidade de amar. Mas como nem tudo são flores, a moça tem um trato, eles podem viver juntos apenas um mês (novembro) e depois disso devem se separar. Cada dia que passa Nelson se apaixona mais e mais e decide descobrir o motivo do medo de Sara.

O casal do filme é vivido por Keanu Reeves e Charlize Theron e preciso dizer minhanossa é de tirar o folego, a primeira vez que assisti alguns lencinhos não deram conta!

Biutiful (2010)

Cinemascope-biutiful-1

Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos, que incluem contrabando nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além de possuir o dom de falar com os mortos, e claro, cobrar por isso. Uxubal precisa conciliar sua vida agitada com o papel de pai de dois filhos. Até que, após sentir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.

Biutiful só é bonito no nome, mas é um filme forte e merece entrar nas nossas listinhas!

 

Inquietos (2011)

Cinemascope-inquietos

No filme de Gus Van Sant, dois jovens estranhos se conhecem em um velório, ele tentando superar a morte dos pais e o fato de não ter conseguido ir ao velório, pois estava hospitalizado e ela enfrentando um câncer em fase terminal. Esse encontro inusitado permite que os dois construam um amor profundo e duradouro.

Inquietos é uma forma de mostrar que existem muitos caminhos para enfrentar o desconhecido, além de mostrar que o amor tudo “cura”.  Vale cada segundo de filme.

 

Filme além dos clichês…

Minha vida (1993)

Cinemascope-minha-vida

Bob Jones (Michael Keaton) tem um casamento feliz com Gail Jones (Nicole Kidman) que descobre que vai ser mãe, mas ao mesmo tempo em que ele descobre que vai ser pai é informado de quem tem um câncer inoperável e seus dias contatos. Com isso, decide gravar um vídeo se apresentando para que seu filho possa conhecer seu pai e seu único desejo é estar vivo em seu nascimento.

Michael Keaton, que deu vida ao Batman em 1989 e em 1992, consegue arrancar lágrimas até da pessoa mais coração de pedra.

Sobre Fernanda

Psicóloga, fotógrafa, paulistana, fã dos clássicos, suspense e animação, tem como ídolos os diretores Alfred Hitchcok e Tim Burton.
Comentários