Home / Colunas / #5+1 / Sampa
cinemascope-dois-coelhos(1)

Sampa

Por Lívia Fioretti

A maior cidade do país, dos “manos e minas”, da garoa (ou das chuvas torrenciais e enchentes) e de boa parte dos Cinemascopers (estou incluída!). O PIB da capital paulista equivale a 15% do índice da América Latina, isso impõe respeito, né meu? São Paulo completou 460 anos no último sábado de janeiro e nada melhor do que comemorar fazendo uma homenagem com uma lista de filmes nacionais e gringos que se passam em Sampa. Bora aí, meu?

2 Coelhos (2011) – Afonso Poyart

cinemascope-dois-coelhos

O filme conta a história de Edgar (Fernando Alves Pinto), rapaz que após perder sua família em um trágico acidente de carro decide lutar contra parte das sujeiras do sistema brasileiro. O filme ficou famoso por suas inovações não muito comuns no cinema brasileiro: explosões, desenhos, animações, efeitos visuais e muitas referências da cultura pop. Além de ter uma narrativa não-linear que resulta em um final completamente inesperado.

Leia nossa crítica AQUI.

Veja a nossa entrevista com o diretor Afonso Poyart AQUI.

Ensaio Sobre a Cegueira (2008) – Fernando Meirelles

cinemascope-ensaio-sobre-a-cegueira

Como fã de literatura, não poderia deixar de fora a adaptação do livro de José Saramago para as telonas. O filme se passa em diversos países como Canadá e Uruguai, além de partes brasileiras gravadas em São Paulo (mesmo sem ficar  tão perceptível a cidade). A produção conta com grandes nomes do cinema hollywoodiano no elenco, como Alice Braga, Mark Ruffalo, Julianne Moore, Danny Gloover e Gael Garcia Bernal.

 Leia a nossa crítica AQUI.

12 Horas ao Amanhecer (2006) – Eric Eason

cinemascope-12-horas-ao-amanhecer

Mais um filme gringo gravado em São Paulo, mas diferente dos outros este foi lançado diretamente em DVD. O longa conta não só com estrelas internacionais como Brendan Fraser e Scott Glenn, mas também com atores conterrâneos como Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz e a diva Alice Braga.

Rosa Morena (2010) – Carlos Oliveira

cinemascope-rosamorena

A história de um dinamarquês homossexual que cansou de esperar pelos limites legais da adoção em seu país e decide vir até o Brasil para realizar o sonho de ser pai, comprando sua criança. O trabalho de estreia do diretor é cercado de tabus, problemas da sociedade e um julgamento de o que é correto e o que é ético.

As Melhores Coisas do Mundo (2010) – Laís Bodanzky

cinemascope-as melhores coisas do mundo 5

Uma das coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre o filme, é que houveram testes em colégios paulistas para a seleção de atores não conhecidos pela telona, entre eles Gabriela Rocha, Franciso Miguez e Gabriel Illanes. Além dos novatos, há também a participação de nomes conhecidos como Denise Fraga, Fiuk e Caio Blat. A história é sobre os dilemas cotidianos de um rapaz comum, como problemas familiares, perda da virgindade e relacionamentos com amigos. Leia crítica completa aqui.

Filme além dos clichês…

Cidade de Plástico (2008) – Yu Likwai

cinemascope-cidade-de-plastico

Uma coprodução chinesa, japonesa e brasileira que conta a história da família que comanda a máfia da pirataria paulista. O filme não fez um sucesso estrondoso por aqui, principalmente por ser considerado “sem pé nem cabeça”, esquizofrênico e surrealista. Independente disso, vale conferir para ver uma montagem diferente da qual estamos acostumados em filmes nacionais.

Sobre Lívia

Publicitária paulistana que largou tudo e está tentando escrever o roteiro da sua vida em Barcelona
Comentários