Por Magno Martins

O Cinema, por si só, encanta milhões de pessoas em todo o mundo. Em cada produção, independentemente de sua origem, é o resultado prático de muitos conceitos e conhecimentos, uma vez que um filme conta com um time de profissionais de diferentes áreas, com o intuito de chegar aos nossos olhos as melhores histórias contadas com perspectivas diferentes.

E, claro, o Cinema é uma área do conhecimento. Cada vez mais pessoas se apaixonam pela sétima arte, movimentando cursos livres, universidades e muito mais. Com isso, diversos livros são lançados para suprir a necessidade do saber daqueles que desejam se aprofundar ainda mais nesse mundo encantador que é o cinema..

E pensando nisso, o Cinemascope selecionou 12 livros que realmente não podem faltar na sua biblioteca. São obras que ajudarão e muito na sua busca de informações relacionadas a documentários, diretores renomados, biografias de grandes ícones e por aí vai. Confira abaixo e boa leitura!

Cinemascope - Como Ver um Filme

Como Ver um Filme
Autor: Ana Maria Bahiana
Editora: Nova Fronteira
Ano de Edição: 2012

Como Ver um Filme é o livro ideal para quem gosta de saber tudo o que se passa na pré-produção, produção, finalização, distribuição e marketing de uma obra cinematográfica. É um livro com excelentes referências do mundo do cinema, repassando informações sobre grandes clássicos como O Poderoso Chefão, Tubarão, O Iluminado, Blade Runner, entre outros. Além disso, a autora busca as diferentes vertentes de Filosofia, Literatura e Teatro que permeiam o universo do cinema. Uma excelente obra para visualizar o cinema além das telonas!

 

 

Cinemascope - Como a Geração Sexo-Drogas-e-Rock’n’Roll Salvou HollywoodComo a Geração Sexo-Drogas-e-Rock’n’Roll Salvou Hollywood

Autor: Peter Biskind
Editora: Intrínseca
Ano de Edição: 2009

Para você que gostaria de saber tudo sobre os bastidores do cinema  entre as décadas de 60 e 80, Como a Geração Sexo-Drogas-e-Rock’n’Roll Salvou Hollywood é uma obra extremamente indispensável. Até mesmo o periódico britânico The Sunday Times afirmou que “Se existe um livro melhor sobre os bastidores do cinema, gostaríamos de ver.” São histórias de grandes e renomados  diretores que, no início de suas carreiras, inovaram e renovaram o cinema hollywoodiano com suas obras. O livro ainda leva o leitor diretamente para os bastidores de grandes clássicos como O Exorcista, Apocalypse Now, Cabaret, Guerra nas Estrelas e muitos outros. Indispensável!

Cinemascope - O Século do Cinema

O Século do Cinema

Autor: Glauber Rocha
Editora: Cosac Naify
Ano de Edição: 2006

Se você é fã de cinema nacional e/ou gostaria de conhecer mais sobre o nosso mercado, O Século do Cinema é uma obra incrível para que você complemente seus conhecimentos. Glauber Rocha, um dos diretores mais renomados do Cinema Brasileiro traz para o leitor suas críticas e até mesmo sobre suas obras como cineasta, jornalista e crítico. Em suas páginas, diversas metáforas e perspectiva de Glauber ganham vidas em seus textos, que também referenciam Jean-Luc Godard. Uma obra ímpar e de muita importância para o acervo audiovisual brasileiro.

Cinemascope - Meu Último Suspiro

Meu Último Suspiro
Autor:
Luis Bruñuel
Editora: Cosac Naify
Ano de Edição: 2009

Para você que busca um livro sobre cinema que traz muitas reflexões sobre a vida e a arte, certamente Meu Último Suspiro é uma obra que não pode faltar em suas mãos. Com a ajuda de seu roteirista Jean-Claude Carrière, o cineasta Luis Buñuel trouxe suas histórias, contando fielmente, por meio de suas memórias, os erros e acertos de suas obras, além de sua importância de trazer o Surrealismo para o Cinema, com parceria de grandes artistas como Salvador Dalí e Garcia Lorca. Um ótimo livro!

Cinemascope - Os Últimos Anos de Marilyn Monroe

Os Últimos Anos de Marilyn Monroe
Autor:
Keith Badman
Editora: Benvirá
Ano de Edição: 2012

Se quiser conhecer mais sobre a vida de uma das maiores estrelas de todos os tempos, Os Últimos Anos de Marilyn Monroe é uma obra impecável. Uma biografia repleta de pesquisas sobre a vida e carreira de Marilyn Monroe, a atriz que marcou o cinema com suas atuações (e porque não extravagâncias?), além de fatos sobre sua vida privada e muito mais. O livro leva o leitor para uma viagem desde a infância até a fase glamour da estrela, mostrando suas visões, paixões e problemas, além de grandes mistérios, como seu possível envolvimento com Presidente John Kennedy e sua morte. Uma obra extremamente completa.

Cinemascope - Chaplin – Uma Biografia Definitiva

Chaplin – Uma Biografia Definitiva

Autor: David Robinson
Editora: Novo Século
Ano de Edição: 2011

Se você é fã da inestimável obra de Charlie Chaplin, a biografia Chaplin – Uma Biografia Definitiva é um livro que você precisa ler. O autor David Robinson traz ao leitor toda a vida de Chaplin, desde sua infância miserável, o auge de sua carreira e seu derradeiro fim na Suíça. Além de trazer tudo sobre sua filmografia, o livro aborda fielmente todos os escândalos da vida pessoal do cineasta, além dos problemas políticos que suas obras e ideais fizeram de Chaplin um grande ícone do cinema. Além disso, a obra foi referência para o filme Chaplin, lançado em 1992, com direção de Richard Attenborough e Robert Downey Jr interpretando Charlie Chaplin.

Cinemascope - Cinema De Novo

Cinema De Novo
Autor:
Luiz Zanin Oricchio
Editora: Estação Liberdade
Ano de Edição: 2003

Para você que deseja aprender ainda mais sobre o Cinema Brasileiro, o livro Cinema De Novo traz para o leitor grandes reflexões sobre o declínio do Cinema Brasileiro em 1990 até seu renascimento e sobrevivência nos dias atuais. É uma obra interessante, que busca relacionar o Cinema Nacional com a realidade da nossa sociedade e traz uma visão analítica de importantes obras do cinema audiovisual como Terra Estrangeira, Sábado, O Invasor e Cidade de Deus. Se você aprecia nosso cinema, é uma obra e tanto!

Cinemascope - Espelho Partido

Espelho Partido
Autor:
Silvio Da-Rin
Editora: Azougue Editorial
Ano de Edição: 2004

Se você busca mais conhecimento na área de Documentário, Espelho Partido é uma obra que trará o melhor do cinema documental brasileiro. O cineasta Silvio Da-Rin traz ao leitor suas perspectivas e visões sobre a obra documental que busca o objetivo real e sua representação. Em suas páginas, o livro traz referências como Lumière, Robert Flaherty, Dziga Vertov e Jean Rouch, além de trazer a obra inestimável de Eduardo Coutinho.


Cinemascope - Ismos – Para Entender o Cinema

Ismos – Para Entender o Cinema

Autor: Ronald Bergan
Editora: Globo
Ano de Edição: 2011

Para você que gostaria de aprender mais sobre o cinema além de seus gêneros, Ismos – Para Entender o Cinema é uma obra indispensável para seus conhecimentos. O livro aborda a perspectiva de vários ismos do mundo cinematográfico, retratando diversos marcos importantes de sua história. Em seus capítulos, o leitor é levado no cinema de Glauber Rocha, passando pelos filmes mainstream hollywoodianos, cinema soviético, além de aprender mais sobre as vanguardas europeias e o cinema asiático. É uma volta ao mundo com a perspectiva cinematográfica! Excelente!


Cinemascope - Hitchcock Truffaut - Entrevistas

Hitchcock/ Truffaut – Entrevistas
Autor:
François Truffaut
Editora: Companhia das Letras
Ano de Edição: 2004

Se você é fã de Alfred Hitchcock e/ou François Truffaut, a obra Hitchcock/ Truffaut – Entrevistas é uma excelente para entender a relação entre os dois grandes cineastas que marcaram a história do cinema mundial. No livro, François envia 500 perguntas para Hitchcock para mostrar ao mundo que o diretor inglês era um grande gênio. Então Hitchcock responde cada uma das perguntas com muitos detalhes e preciosismo que somente ele teria em relação aos seus projetos, suas visões de vida e de cinema, além de segredos que permeavam nos bastidores de seus filmes. Uma obra incrível!

Cinemascope - História do Cinema

História do Cinema
Autor:
Mark Cousins
Editora: Martins Fontes
Ano de Edição: 2013

Quer aprender mais sobre o percurso histórico do cinema? Então o livro História do Cinema será um prato cheio. O autor Mark Cousins leva o leitor uma visão de toda a evolução do cinema, desde o Cinema Mudo até o Cinema Moderno. Neste livro, você aprenderá mais sobre as técnicas e invenções de cada época, além de aprender mais sobre a trajetória cinematográfica de diversos países e seus principais percussores. Indispensável para os cinéfilos!


Cinemascope - Tudo Sobre Cinema

Tudo Sobre Cinema
Autor:
Christopher Frayling
Editora: Sextante
Ano de Edição: 2011

Esse é para quem deseja aprender realmente Tudo Sobre Cinema. O livro conta com toda a história do Cinema, com análises impecáveis de excelentes obras-primas, além de ilustrações com as principais cenas inesquecíveis de grandes clássicos. O que realmente diferencia essa obra é todo o contexto sociocultural que permeiam nas análises dos filmes, fazendo com o que o leitor compreenda a importância social de grandes filmes e cineastas que mudaram a história do cinema. É um livro que também permite uma viagem pelo glamour, sucesso e a decadência de grandes astros e estrelas mundiais. Recomendadíssimo!

E então, gostou da nossa seleção? Faltou algum? Deixe nos comentários!

Ah, e ótimas leituras 😉