Home / Colunas / 14 filmes para serem vistos em 2014
Cinemascope - O Lobo de Wall Street

14 filmes para serem vistos em 2014

Por Felipe Teixeira

Apesar de muita gente estar ansioso por 2015, ano em que Star Wars VII, Batman vs Superman e Os Vingadores 2 chegam aos cinemas, 2014 também promete grandes estreias. Dentre as sequências, filmes de super-heróis e os que já estão cotados para o Oscar, o Cinemascope fez a sua lista de 14 longas-metragens que não podem deixar de ser vistos em 2014, em ordem de previsão de chegada ao Brasil. Confira:

O Lobo de Wall Street

A nova película de Martin Scorsese vem chamando a atenção muito mais por conta de polêmicas sobre o conteúdo do filme do que devido à sua qualidade. Recorde de uso de palavrões (fuck é repetido mais de 500 vezes), intenso consumo de drogas e cenas de sexo já levaram o diretor Scorcese e o protagonista Leonardo DiCaprio a defenderem a produção, acusada de “glamourizar” a ganância e outros comportamentos. O Lobo de Wall Street tem quase três horas de projeção e Matthew McConaughey, Jonah Hill e Kyle Chandler completam o forte elenco.

Estreia: 24 de janeiro

Trapaça

O novo filme de David O. Hussel já estreou lá fora e foi escolhido pelos críticos de Nova York como o Melhor Filme de 2013, mas só chega ao Brasil em janeiro deste ano. O elenco estelar de Trapaça é quase uma reunião dos dois últimos longas do diretor, O Vencedor (2010) e O Lado Bom da Vida (2012). Christian Bale, Jennifer Lawrence, Amy Adams, Bradley Cooper, Robert De Niro e Jeremy Renner já são um bom motivo para todos irem ao cinema conferir este filme sobre mafiosos, vigaristas e políticos.

Estreia: 24 de janeiro

12 Anos de Escravidão

Atual favorito ao Oscar deste ano e vencedor de inúmeros prêmios lá fora, 12 anos de Escravidão chega ao Brasil com grande atraso. O filme conta a história de um negro livre de Nova York que é sequestrado e levado como um escravo. A direção é de Steve McQueen (Shame), que realiza seu terceiro trabalho com Michael Fassbender, que, junto ao protagonista Chiwetel Ejiofor, também está cotado para o Oscar. O elenco do filme ainda conta com astros como Brad Pitt e Benedict Cumberbatch.

Estreia: 28 de fevereiro

Noé

Dirigido pelo sempre surpreendente Darren Aronofsky, que agora estreia sua primeira superprodução, a adaptação do conto bíblico Noé já vem levantando polêmicas devido ao seu cunho religioso. Exibições-teste feitas para públicos de diferentes religiões geraram controvérsia devido a possíveis mudanças ou ideologias distorcidas na história do filme. Ma só o que sabemos até agora é que o longa-metragem terá efeitos visuais espetaculares (nenhum único animal do filme é real) junto a um elenco de peso com Russel Crowe, Anthony Hopkins, Emma Watson, Logan Lerman e Jennifer Connely.

Estreia: 4 de abril de 2014

Capitão América – O Soldado Invernal

A segunda fase do Universo Marvel continua em 2014 com o novo filme do Capitão América. Dois anos após os eventos ocorridos em Os Vingadores, Steven Rogers e sua nova companheira Viúva Negra (Scarlett Johansson) precisam derrotar um forte inimigo que vem causando problemas em Washington, nos EUA. Samuel L. Jackson também retorna como Nick Fury, e a atriz Emily Von Camp, da série Revenge, é um reforço no elenco. Os irmãos Joe e Anthony Russo dirigem.

Estreia: 11 de abril

http://www.youtube.com/watch?v=IA33cvSQDOo

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Após um início apenas regular do reboot de um dos super-heróis mais amados no mundo, O Espetacular Homem-Aranha 2 promete mais ação e emoção no novo filme da franquia. Marc Webb volta como diretor, assim como a dupla Andrew Garfield (Peter Parker) e Emma Stone (Gwen Stacy). O elenco conta ainda com as adições de Dana Deehan como Harry Osborn e Jamie Foxx e Paulo Giamatti como os vilões Electro e Rino, respectivamente. Vamos torcer para que o excesso de antagonistas não comprometa o filme, como ocorreu com o fraquíssimo Homem-Aranha 3.

Estreia: 1 de maio.

Godzilla

Um dos remakes mais antecipados dos últimos anos, Godzilla com certeza será um dos maiores blockbusters de 2014. Com um elenco de peso liderado por ninguém menos do que Bryan Cranston (Breaking Bad), o longa-metragem sobre o gigantesco lagarto já teve seu primeiro (e fantástico) trailer divulgado. A direção fica por conta do pouco conhecido Gareth Edwards.

Estreia: 16 de maio.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

A franquia X-Men segue firme e forte no cinema. Após Wolverine – Imortal ser lançado em 2013, ter bons resultados de bilheteria e apresentar uma misteriosa cena pós-créditos, em 2014 é a vez do filme mais aguardado dentre todos os já realizados até aqui sobre os mutantes. Em uma corajosa e complexa trama que mistura passado, presente e futuro, Dias de um Futuro Esquecido trará praticamente todos os personagens dos filmes de volta. A produção é a maior e a mais cara da FOX desde Avatar, e o grande elenco comprova: Hugh Jackman, Ian McKellen, Michael Fassbender, James McAvoy, Jennifer Lawrence, Patrick Stewart, Peter Dinklage, Ellen Page e Halle Berry, além do diretor Bryan Singer, responsável por X-Men 1 e 2,  retornam.

Estreia: 23 de maio

Como Treinar o Seu Dragão 2

Em um ano em que não teremos nenhum filme da Pixar, a sequência do excelente Como Treinar o Seu Dragão tem tudo para ser a melhor animação de 2014. As próximas aventuras do cavaleiro Soluço (Jay  Baruchel) e seu dragão, Fúria da Noite, envolvem muitos novos perigosos cuspidores de fogo, que colocarão novamente a amizade entre homens e animais a prova.

Estreia: 18 de junho

Planeta dos Macacos: O Confronto

Após a grata surpresa de Planeta dos Macacos: A Origem (2011), em 2014 veremos novamente o revoltado primata Ceasar, interpretado pelo brilhante Andy Serkis e sua legião de macacos alguns anos após os eventos do primeiro filme. Desta vez, os animais terão de enfrentar um grupo de seres humanos que tentarão reconquistar o domínio da Terra.  Matt Reeves substitui Rupert Wyatt na direção, e Jason Clarke e Gary Oldman também entram em cena, enquanto James Franco não volta.

Estreia: 25 de julho

Guardiões da Galáxia

Deixando um pouco de lado seus super-heróis mais badalados a Marvel, após muitas especulações, finalmente decidiu tirar o filme dos Guardiões da Galáxia do papel. Uma prévia deste novo universo já pôde ser conferida em uma cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio, exibido em 2013. Prometendo um visual mais extravagante e uma pegada bem menos realista do que a vista nos filmes da empresa, o longa-metragem futurista acompanhará Groot (Vin Diesel), Gamora (Zoe Saldana), o texugo Racoon (Bradley Cooper) e Drax (Dave Baustista) protegendo o futuro da galáxia. O diretor é James Gunn.

Estreia: 22 de agosto

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

Com mais de 800 milhões de dólares arrecadados, sendo mais de 400 milhões somente nos EUA, Jogos Vorazes: Em Chamas ainda rende muita grana à Lionsgate e deixou todo mundo ansioso pela sua continuação. Dividido em duas partes, A Esperança – Parte 1 mostrará o esperado início da revolução em Panem e o destino de Peeta, capturado ao fim de Em Chamas.

Estreia: 14 de novembro de 2014

Interstellar

Pouquíssima coisa se sabe sobre o novo projeto de Christopher Nolan, e o teaser-trailer já divulgado também não mostra quase nada. Mas quando o responsável por A Origem, O Grande Truque e a trilogia Batman resolve fazer uma ficção-científica com viagens no tempo e buracos negros, é algo para ser esperado. O grande elenco conta Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matthew McConaughey, Matt Damon e, sempre ele, Michael Caine.

Estreia: 7 de novembro

O Hobbit – Lá e de Volta Outra Vez

Enquanto o empolgante (e frustrante) final em aberto de A Desolação de Smaug ainda não saiu da cabeça de muitos espectadores, a conclusão da segunda trilogia de Peter Jackson na Terra-Média já causa ansiedade. Chegando somente em 14 de dezembro, Lá e de Volta Outra Vez exibirá os eventos mais aguardados do livro escrito por Tolkien, com o destino do dragão Smaug e a Batalha dos Cinco Exércitos, que promete ser a maior guerra da história do cinema.

Estreia: 14 de dezembro

Outras grandes estreias do ano:

Ela, de Spike Jonze. Estreia: 7 de fevereiro

Transformers: A Era da Extinção, de Michael Bay. Estreia: 18 de julho

Malévola, de Robert Stromberg. Estreia: 30 de maio.

Gone Girl, de David Fincher. Estreia: sem definição.

Divergente, de Neil Burger. Estreia: 18 de abril.

Into the Woods, de Rob Marshall. Estreia: sem definição.

Need for Speed, de Scott Waugh. Estreia: 14 de março.

Sobre Felipe

Jornalista e amante da cultura pop, principalmente quando o assunto é um anel do poder ou uma ilha misteriosa com uma fumaça preta. Curte muito o Cuarón, o Linklater, os Coen, o Fincher e o Scorcese.
Comentários