Home / Colunas / Extras / Como escolher um bom filme?
Cinemascope - Como escolher um bom filme

Como escolher um bom filme?

Por Diêgo Araújo

Se você, assim como eu, é daqueles que não gosta de perder tempo com filme ruim, que o obriga a desligar o computador ou TV antes mesmo dos créditos finais, o Cinemascope resolveu dar uma ajudinha pra evitar esse tipo de transtorno (na verdade, é ódio mesmo!).

Pra começar, precisamos esclarecer que, embora as críticas redigidas por especialistas na área de cinema sejam um grande ponto de apoio na tomada de decisão acerca de qual filme assistir ou não, elas não representam a opinião global e levam em conta, na maioria das vezes, aspectos minuciosamente técnicos. Não é à toa que a crítica é a primeira a ser criticada pelos próprios cinéfilos, né?

Partindo desse princípio, resolvemos dar algumas dicas de como encontrar e escolher ótimos filmes com base na opinião geral de milhares de pessoas de todo o mundo. Talvez você  já as conheça, mas que tal saber um pouco mais sobre elas? Vamos lá?

Dica para encontrar ótimos filmes:

Sabe quando bate aquela vontade de assistir um filme e você não sabe qual escolher? Que tal ir direto à lista dos melhores filmes de todos os tempos, segundo a crítica especializada e cinéfilos do mundo todo? No IMDB, você encontra uma lista atualizada diariamente com os 250 melhores filmes da história do cinema. E sim, acredite, tem longa de 1925 e de 2015, também, com gêneros que variam desde uma animação básica até um filme de terror que vai congelar seus ossos. Uma coisa é certa: todos os longas são excelentes e não vão te deixar com aquela velha sensação de tempo perdido.

Cinemascope - IMDB Top 250

Top 250 IMDB (Fonte: Reprodução/IMDB)

E tem mais! No portal, você ainda pode filtrar a sua busca de melhores filmes por gênero, diretor, ator… São várias as possibilidades que o IMDB proporciona. Ainda que a interface seja em inglês, a usabilidade do site é bastante simples e intuitiva. Não tem mistério!

Dica pra saber se o filme que você escolheu (ou te indicaram) é bom:

Pronto! Você já escolheu seu filme. Mas e agora, como ter certeza se a aposta é certeira? Mais simples ainda! No próprio IMDB, você pode visualizar a nota que os usuários dão ao longa. Se essa nota for superior a 7,0, então o filme é uma opção válida. Se a nota passa de 7,5, pode ir quente e sem medo errar que a satisfação é garantida. Mas atenção: isso se a obra tiver um número considerável de qualificações, claro!

Outro dica é acessar o portal FILMOW, que é uma espécie de IMDB em versão nacional. No portal, você também pode buscar o filme pelo nome e saber a nota que os usuários dão a ele, com direito a comentários em português sobre o longa. Olha só o exemplo abaixo:

Cinemascope - Filmow

Filmow (Fonte: Reprodução/Filmow)

Além de saber se o filme que te indicaram ou que você escolheu é digno de uma conferida, o Filmow permite, ainda, que você confira listas feitas pelos próprios usuários com filmes que eles já viram e recomendam sobre um gênero específico. No próprio site você pode dar a sua nota e deixar comentários, aumentando ainda mais a base e confiabilidade das informações.

O mais legal de tudo isso é que, a cada filme que você busca, o portal vai te apresentando novos longas relacionados e isso acaba se tornando um ciclo vicioso. Difícil vai ser você sair de lá com apenas uma opção em sua lista de “futuros filminhos a assistir”.

Então, cinéfilo? Preparado pra arrasar nas escolhas e esquecer essa história de se queixar por estar vendo filmes ruins? :)

Sobre Diêgo

Engenheiro agrônomo e mestrando em Engenharia Agrícola, desde criança nutre um amor incondicional por livros, filmes e seriados dos mais variados gêneros, mas sempre foi atraído por obras de suspense, terror, ficção científica e drama. Fã dos filmes de Peter Jackson, Tarantino, David Fincher e Guillermo del Toro, tem como atores preferidos Charlize Theron e Michael Fassbender.
Comentários