Home / Colunas / Extras / E se os filmes da Disney fossem dirigidos pelo Tim Burton?
Disney Tim Burton

E se os filmes da Disney fossem dirigidos pelo Tim Burton?

Por Joyce Pais

Tim Burton esteve recentemente no Brasil para divulgar a exposição “O Mundo de Tim Burton”, que começou em fevereiro e vai até maio no MIS (Museu da Imagem e Som), em São Paulo. Em sua passagem pelo país, ele teve tempo para fazer bastante coisa: viralizou na internet com fotos inusitadas nas praias cariocas, curtiu o Carnaval, entrou no espírito da festa usando uma máscara de palhaço (bem assustadora. Tenho pânico de palhaços).

Dono de uma obra que desperta admiração ao redor do mundo, sobretudo por seu estilo tão peculiar e “fora da casinha”, é impossível não identificar suas características impressas em cada fragmento de seus trabalhos (que não se restringem ao cinema). Assim, um de seus talentosos fãs, o artista russo Andrew Tarusov, que vive há algum tempo na Califórnia, começou a imaginar como seriam os filmes clássicos da Disney se dirigidos por Burton. Ele recriou icônicos postêres de animações consagradas como O Rei Leão, A pequena Sereia, Aladdin, Branca de Neve, entre outros. Entre idas e vindas, a trajetória profissional do cineasta remonta uma relação de amor e ódio com os estúdios Disney, para o qual ele já trabalhou algumas vezes.

Veja as releituras feitas por Tarusov com marcas góticas, cores, traços e personagens sob uma ótica burtoniana.

Pinóquio

O rei leão

dumbo

Branca de Neve

Bambi

Aladin

A pequena sereia

A bela e a fera

A bela adormecida

101 Dálmatas

 

Sobre Joyce

Fundadora e editora do Cinemascope, jornalista, paulistana, fotógrafa, apaixonada por David Lynch, Pedro Almodóvar, Marilyn Monroe e café.
Comentários