Por Lívia Fioretti

Seus amigos, familiares, [email protected] e papagaio não param de falar de Star Wars e você não tem paciência de assistir aos seis filmes? Você viu Star Wars apenas na época dos lançamentos e não lembra de nada? Você sempre teve vontade de entender a história, mas nunca teve para quem perguntar? Não sabe que na verdade o Darth Vader é o pai do Luke? Não se desespere! O Cinemascope está aqui para te ajudar.

Considerando a estreia de O Despertar da Força como um dos maiores (se não o maior) lançamento de 2015, essa é a hora perfeita para conhecer um pouco mais sobre o universo criado por George Lucas. Entendendo os dramas de (pseudo) nerds de plantão, criamos um resumo básico e fácil com o que você precisa saber para se tornar um jovem padawan – um aprendiz de Jedi – e não fazer feio na fila do cinema. Que a força esteja com você.

  1. O básico do básico

A primeira coisa que você precisa saber é que a numeração dos filmes não corresponde à sua produção: a ideia era produzir apenas um filme (o Episódio IV: Uma Nova Esperança), que devido ao seu grande sucesso virou a trilogia composta por O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi – que na época não eram numerados como Episódios IV, V e VI. O roteiro original foca em narrar a batalha interplanetária entre o Império do Mal e a nobre Aliança Rebelde. Após o sucesso da franquia, foi desenvolvida uma nova trilogia para explicar a trajetória dos personagens (resultando nos filmes I, II e III).

Star Wars 101 (1)

Independente de batalhas e lutas de espadas lasers (os famosos sabres de luz), a essência da saga gira em torno do melodrama sobre a família Skywalker e sua relação com A Força, que segundo Obi Wan Kenobi é o que dá força ao Jedi, criada por um campo de energia a partir de todas as coisas vivas. É importante apontar que A Força é dividida no lado da luz – composta pelos Jedis – e o negro – pelo qual lutam os Sith (algo como os Jedis do mal), e essa divisão é a causa de toda a trama.

  1. Quem você precisa conhecer?

Luke Skywalker: O herói da trilogia original. Filho de Anakin/Darth Vader, ele começa o Episódio IV como um fazendeiro no planeta desértico em Tatooine e termina treinando para se tornar um Cavaleiro Jedi. Na continuação, o Império tenta se reerguer pelo fato do admirável Luke Skywalker ter destruído sua principal arma: a estrela da morte – uma estação espacial bélica do tamanho de uma lua. Por fim, em O Retorno de Jedi, Luke terá que enfrentar e destruir seu pai, que quase o converte ao lado negro da Força – mas o esforço do rapaz traz equilíbrio à galáxia com o fim do Império.

Para puxar assunto: Sabia que Mark Hamill sofreu um acidente de carro entre as gravações dos Episódios IV e V que o desfigurou. Para justificar as mudanças no rosto de Hamill, o diretor fez com que o personagem sofresse o ataque de um monstro em O Império Contra Ataca.

Luke Skywalker

Anakin Skywalker / Darth Vader: Sem dúvidas um dos personagens mais complexos da saga (será que Kylo Ren, o atual vilão, conseguirá superar essa?). A prequela (composta pelos filmes I, II e III) foca em narrar sua saga desde o momento em que era apenas um menino – escravo resgatado pelos Jedis Qui-Gon Jinn e o jovem Obi-Wan Kenobi – até o momento em que se transforma no maior vilão do cinema sideral. O que você precisa saber é que essa mudança acontece “por amor” à sua esposa Padme – sendo que Jedis precisam abdicar de ter uma família, mas tudo bem. De qualquer maneira, em seus últimos minutos de vida, Luke faz com que seu pai perceba que ainda há bondade dentro dele e que não está completamente corrompido pelo lado negro da força . 

Para puxar assunto: Sabia que no total 5 atores interpretaram o personagem? Jake Lloyd deu vida à criança do Episódio I, Hayden Christensen foi o jovem dos Episódios II e III, David Prowse foi o corpo do vilão nos Episódios IV e V mas a icônica voz do personagem pertence a James Earl Jones, assim como Sebastian Shaw encerrou a participação do vilão no VI.

Darth Vader

Obi-Wan Kenobi: O mentor de Luke e antigo mestre de Anakin foi assassinado por Vader durante uma batalha ao tentar resgatar a princesa Leia. De qualquer modo, o personagem continua marcando presença nos filmes IV, V e VI como uma forma espiritual, sempre ajudando Luke com conselhos valiosos.

Para puxar assunto: Sabia que o ator Sir Alec Guinness se arrependeu de ter feito os filmes, pois tinha um amor imenso pelo teatro e achou a experiência cinematográfica muito chata?

Obi-Wan Kenobi

Princesa Leia Organa: Da série de mulheres que botam para quebrar, além de ser a líder da Aliança Rebelde é a dona de um dos penteados mais icônicos do cinema. Em O Retorno de Jedi descobre que é irmã gêmea de Luke Skywalker, consequentemente, também é filha de Vader.

Para puxar assunto: Sabia que Carrie Fisher teve que emagrecer 16kg para reprisar seu papel?

Princesa Leia

Han Solo: Contrabandista e piloto da Millenium Falcon, se torna uma personagem importante na Aliança Rebelde e se apaixona pela Princesa Leia.

Para puxar assunto: Sabia que no roteiro original de O Retorno de Jedi, Han deveria morrer durante um ataque a uma base imperial?

Han Solo

Chewbacca: Um excelente e temperamental mecânico, o Wookiee é copiloto de Han Solo na Millenium Falcon. 

Para puxar assunto: cite a frase mais icônica de Chewie: “GWARAHHHHWWRGGWRWRW”.

Chewbacca

C-3PO: Um androide de protocolo criado pelo jovem Anakin Skywalker para ser intérprete e lidar com relações sociais. É fluente em 6 milhões de meios de comunicação. 

Para puxar assunto: Sabia que C-3PO teve seu visual inspirado na robô Maria de Metrópolis?

C-3PO

Yoda: Um poderoso mestre Jedi  que ocupa a função de líder do Conselho Jedi. Sua língua é Galáctico Básico – que coloca sempre o verbo no fim das frases. É responsável pelo treinamento de Luke.

Para puxar assunto: Sabia que Yoda teve suas feições inspiradas em ninguém menos que Albert Einstein para passar a imagem de sabedoria e quem o representou foi Frank Oz, criador dos Muppets?

yoda