Cinemascope - curta-metragem A vaca

A Vaca

Por Felipe Rocha

A premissa verdadeiramente simples, porém eficiente, deste curta de animação baseia-se nas lembranças de um garoto camponês sobre a vaca de sua família, que após ter seu vitelo vendido para o abatedouro foge do garoto e acaba encontrando um fim trágico. O curta é a segunda obra de Aleksandr Petrov, animador e diretor russo nascido em 1957 na cidade de Yaroslavl, e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar (perdeu para a produção alemã Balance).

O russo é reconhecido como um verdadeiro mestre no uso da técnica da pintura em vidro em animações. Dez anos após a indicação por A Vaca, finalmente levou para casa o Oscar em 2000, pela adaptação do clássico O Velho e o Mar, de Hemingway, inteiramente produzido no Canadá e que foi a primeira animação a ser lançada no formato IMAX.

A Vaca, apesar de não ter levado a estatueta, nos apresenta um retrato sensível da Rússia camponesa. Sob a belíssima técnica do diretor, conforme o garoto nos conduz pela narrativa sobre a vaca revela ao espectador um pouco do simbolismo e misticismo presentes no imaginário russo pois, embora trágica, é rememorada de forma onírica e doce.

Veja o curta (com legendas em espanhol):

Sobre Colaborador

Sempre que um post estiver com a autoria Colaborador, quer dizer que ele foi feito por algum de nossos sites, blogs ou redatores parceiros!
Comentários