Home / Colunas / A velha a fiar
Cinemascope - A velha a fiar

A velha a fiar

Por Rafael Ferreira

♪ “Estava a velha no seu lugar, veio a aranha lhe fazer mal, a aranha na velha, o gato no cachorro, o fogo no cachorro, o boi na água, o pau na velha, e a velha a fiar.” ♪ … ih, errei a letra. “A Velha A Fiar” é uma canção popular brasileira, assim como “Atirou O Pau No Gato” e “O Sapo Não Lava O Pé”. A ideia de transformar uma cantiga infantil em um curta-metragem foi de Humberto Mauro, que dirige este filme de 1964 que pode ser considerado o primeiro videoclipe do Brasil e possivelmente do mundo. Mauro não conseguiu uma mulher para interpretar a velha neste curta, por isso o papel foi para seu amigo Mateus Colaço (de Amor Estranho Amor, aquele infame filme da Xuxa).

Deixe-me tentar de novo:

♪ “Estava a velha no seu lugar, veio o rato lhe fazer mal, o rato na velha, o gato no rato, o cachorro no gato, o pau no cachorro, o fogo na velha e a velha a fiar.” ♪

Errei novamente. Tentem vocês, leitores do Cinemascope, cantar a música inteira.

Veja o curta:

Sobre Rafael

Nascido no interior de Goiás, criado assistindo desenhos animados e filmes de terror. Formado em Publicidade e Propaganda, divide sua paixão por cinema com a música, e a arte da animação.
Comentários