Home / Colunas / Oompa-Loompa / Passarinhos Engraçados
Cinemascope - Passarinhos engraçados 1

Passarinhos Engraçados

Por Lívia Fioretti

Quando eu era pequena, costumava pirar naqueles curtas apaixonantes que eram exibidos antes dos filmes da Pixar (para os que compartilham do sentimento, eles foram copilados em DVD recentemente!). Um dos meus favoritos era o filme dos passarinhos brigando por um espaço no fio, que acompanhava Monstros SA (2001).

Depois de conhecer o maravilhoso poder do Google, pude descobrir que o filme se chama Passarinhos Engraçados, tradução de For The Birds (em inglês é uma expressão para algo inútil ou desnecessário, o que se encaixa perfeitamente no roteiro). O curta foi dirigido por Ralph Eggleston e produzido pelos estúdios Pixar em 2000, levando o 74th Academy Award de Melhor Curta de Animação e mais cinco prêmios nos dois anos consecutivos.

Analisando a história mais de 10 anos depois, pude entender que ele fala sobre exclusão e bullying de uma forma simples e divertida: o filme conta o causo de um pássaro grande e desengonçado que tira o sossego de um grupo de passarinhos ao pousar no fio onde eles descansavam. É risada na certa!

O que muitas pessoas não sabem é que o filme entra como easter egg (mensagens escondidas propositalmente em outros filmes) em outras duas obras da Pixar. Em Procurando Nemo (2003), um dos barcos que aparecem no filme se chama For The Birds, título original do curta. Já em Carros (2006), na cena em que Relâmpago McQueen está voltando para a Califórnia, é possível reparar que ele passa pelo cabo de eletricidade onde os característicos passarinhos azuis estão parados, piando.

Vale a pena aproveitar o clima de férias para dar uma relembrada no curta:

http://www.youtube.com/watch?v=ZWOWZKB34LY

Sobre Lívia

Publicitária paulistana que largou tudo e está tentando escrever o roteiro da sua vida em Barcelona
Comentários