Por Lívia Fioretti

Misturando amor, ódio, extraterrestres, valores, manipulação, causa e efeito e… Madonna, o estudante Rory Kerr concluiu seu curso na IADT Film School (Instituto de Arte, Design e Tecnologia), no Reino Unido. O TCC do jovem se tornou o curta That’s not supposed to happen (Isso não deveria acontecer, em português).

Quando dois alienígenas com uma mesa de botões coloridos passam a manipular o que acontece no planeta Terra, o resultado pode ser catastroficamente confuso.

Kerr usa muito bem a técnica cinematográfica de narrativa ao contrário para envolver ainda mais o espectador em seu surrealismo abstrato. A experiência é proposital para atribuir as ações das personagens, sendo propositalmente prejudicial à história, com o intuito de aumentar ainda mais a sensação de caos gerada pelos invasores.

Uma das mais interessantes características do filme é essa falta de clareza absoluta, que absorve (e amedronta) o espectador. A profundidade do trabalho se deve também à sua natureza despretensiosa e genuína, além da estética única dos desenhos do jovem (que podem ser conferidas com as gifs em seu Tumblr).

A inspiração para o filme veio de um sonho muito vívido onde o jovem imaginou “dois alienígenas com cabeças de lâmpadas explodindo a lua”, mostrando sua imaginação fértil e visionária. Vale a pena esperar pelos próximos trabalhos de Kerr e esperamos que ele consiga manifestar suas ideia de forma cinematográfica.

Assista o curta-metragem: