Home / Colunas / Vincent
Cinemascope - Vincent Tim Burton1

Vincent

Por Lívia Fioretti

Vincent Malloy is seven years old. He’s always polite and does what he’s told…

Vincent (1982) é um curta de terror concebido e dirigido por Tim Burton e produzido por Rick Heinrichs. O stop motion conta a história de Vincent Malloy, um menino de 7 anos que possui em sua cabeça ideias bizarras e um mundo psicológico beem dark, como por exemplo imitar o ator Vincent Price (que curiosamente é o narrador do filme), transformar seu cachorro Abercrombie em zumbi e jogar sua tia em uma caldeira cheia de cera. O jovem está obcecado com os contos do autor inglês Edgard Allan Poe, vindo a citar muitas vezes partes de “The Raven”, um de seus maiores textos (para quem conhece um pouco sobre o escritor, vai perceber que as referências são bem claras!)

Cinemascope - Vincent Tim Burton

A paixão da personagem por Vincent Price é uma reflexão de Burton, que teve como o ator de muitos clássicos do terror um forte ídolo e fonte de inspiração. A partir dessa relação, o ator também marcou presença em outros trabalhos de Burton, como Edward Mãos de Tesoura, sendo o inventor maluco que dá vida a personagem clássica de Johnny Depp (hm… seria outra indireta?). Price mais tarde afirmaria que o curta Vincent era “a coisa mais gratificante que já aconteceu. Foi imortalidade – melhor do que uma estrela na Hollywood Boulevard”.

Uma curiosidade para os fanáticos por Burton (ou só para os curiosos de plantão): uma forma inicial do que viria a ser Jack Skellington, protagonista de O Estranho Mundo de Jack pode ser vista no canto superior esquerdo do filme entre os segundos 1:18 até 01:25 (ele também pode ser encontrado em Coraline, Beetlejuice e surpreendentemente… James e o Pêssego Gigante!).

Veja o vídeo:

Sobre Lívia

Publicitária paulistana que largou tudo e está tentando escrever o roteiro da sua vida em Barcelona
Comentários