Home / Críticas / 7 Caixas
Cinemascope-7-caixas (1)

7 Caixas

Por Paulo Junior

O enredo do longa-metragem se passa em 2005 e conta a história de Víctor, um carregador (carretillero) que labuta no Mercado 4, em Assunção. Enquanto espera trabalhos, Víctor se distrai vendo filmes na TV. É interessante, logo na cena inicial, o jovem traduzindo as falas de um thriller estadunidense para guarani – idioma oficial do Paraguai, juntamente com o espanhol.

Sabendo que o irmão é apaixonado pelo mundo audiovisual, a irmã de Víctor mostra o celular de uma amiga que faz pequenos vídeos. Os olhos do jovem brilham, mas o alto custo do aparelho o decepciona consideravelmente. Enquanto vislumbra celulares em uma venda, recebe uma possibilidade de trabalho: ir a um açougue, levar sete caixas para bem longe e esperar algum tempo. O que contêm essas sete caixas? O espectador – e também o protagonista – ainda não sabe, mas em todo o momento há altos e baixos no enredo, mantendo um ritmo assimétrico.

Víctor, enquanto leva a encomenda com sua amiga Liz, se vê em grandes enrascadas e perseguido por três grupos: a polícia, os parceiros de Nelson (o carretillero que quer as tais caixas), e os contratantes (o dono e os funcionários do açougue). Em toda a obra, as histórias entrecruzam-se e o desfecho final reúne os protagonistas em uma excelente e inquietante cena de ação.

Genuinamente paraguaio, 7 Caixas conquistou diversos prêmios internacionais e foi sucesso de público. O filme inova com uma excelente fotografia, uma perfeita mise-en-scène, excelentes atuações e o roteiro muito bem construído, que instiga o espectador. Finalizando, 7 Caixas é um excelente filme que traz à tona a realidade nas ruas do Mercado 4. É um filme para ser visto e revisto, pois é intenso e prende a atenção do início ao fim.

 

Cinemascope-7-caixas-poster7 Caixas (7 Cajas)

Ano: 2012

Direção: Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori,

Roteiro: Juan Carlos Maneglia, Tito Chamorro, Tana Schembori,

Elenco principal: Lali Gonzalez, Celso Franco, Liliana Alvarez, Manu Portillo, Víctor Sosa, Nico García, Nelly Dávalos, Jin Hyuk Johnny Kim, Liz Mendez,

Gênero: Ação.

Nacionalidade: Paraguai

 

 

Confira o trailer:

 

Galeria de Fotos:

Por Paulo Junior O enredo do longa-metragem se passa em 2005 e conta a história de Víctor, um carregador (carretillero) que labuta no Mercado 4, em Assunção. Enquanto espera trabalhos, Víctor se distrai vendo filmes na TV. É interessante, logo na cena inicial, o jovem traduzindo as falas de um thriller estadunidense para guarani - idioma oficial do Paraguai, juntamente com o espanhol. Sabendo que o irmão é apaixonado pelo mundo audiovisual, a irmã de Víctor mostra o celular de uma amiga que faz pequenos vídeos. Os olhos do jovem brilham, mas o alto custo do aparelho o decepciona consideravelmente. Enquanto…

Avaliação geral

Avaliação geral

5

Sobre Paulo Pereira

Natural de Porto Ferreira, interior de São Paulo, é bacharel em História-América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e mestrando em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Cinéfilo assumido, iniciou sua paixão pela sétima arte após assistir aos grandes clássicos do cinema estadunidense. A partir de um olhar crítico, busca analisar a estética, a qualidade técnica, a posição político-ideológica dos autores (roteiristas, produtores e cineastas) e a visão sócio-política existente no mercado cultural cinematográfico.
Comentários