Home / Críticas / Os Especialistas
killer_elite

Os Especialistas

Por Wallacy Silva

Baseado em fatos reais, o filme Os Especialistas (Killer Elite) causou muito menos polêmica do que o livro no qual foi inspirado. O controverso The Feather Men fez revelações sobre ações de um dos setores do serviço militar britânico em Omã, sobre a existência de uma organização secreta relacionada ao SAS (Special Air Service) e até mesmo sobre o interesse do governo na série de assassinatos de ex-membros da organização. Parece um vasto material para uma bela história, não? Mas essa carga de informações se dilui no primeiro longa do diretor Gary McKendry, que acabou fazendo muito menos barulho do que o livro. Barulho, aliás, só se for de explosão.

Danny (Jason Statham) e Hunter (Robert De Niro) ganhavam a vida como assassinos profissionais, mas Danny se cansa e abandona o amigo para se mudar para a Austrália. Um ano depois Danny fica sabendo que seu antigo amigo foi sequestrado por um Sheik de Omã, pois iria fazer um serviço mas acabou não o fazendo. Danny aceita fazer esse serviço para libertar o seu amigo, mas descobre que não terá tarefa fácil. Sua missão é matar, em Londres, três ex-agentes da SAS que assassinaram três filhos do Sheik. Logo que começa a agir junto com seu grupo, uma organização secreta londrina, formada por ex-agentes do SAS, percebe a ação e passa a tornar a missão de Danny cada vez mais difícil.

Em uma das primeiras cenas do filme, Danny e Hunter estão no México para cumprir uma missão, e o personagem de Statham para subitamente, se distrai, tem um momento de reflexão no meio de um tiroteio, pois vê uma criança dentro de um dos carros que ele deveria interceptar. Pela distração, acaba baleado no braço e decide ali mesmo que vai parar com esse tipo de atividade. O que é muito pouco para uma mudança tão drástica no personagem, acaba sendo uma dica sobre a personalidade de Danny e sobre a tentativa do diretor do filme de construir um personagem mais complexo. Danny frequentemente mostra sua preocupação de não machucar ninguém inocente e sempre faz questão de deixar claro que está cumprindo sua missão só por causa do amigo, e não por dinheiro. Ele também deixou na Austrália uma namorada (Yvonne Strahovski) em quem ele sempre pensa. É quase um clichê do cinema de ação que o mocinho tenha uma família na qual está sempre pensando, que serve como incentivo ou motivo pra voltar. O filme tem um apelo dramático que vai além se comparado a outros filmes de ação, mas nada que o coloque em grande destaque.

O personagem de Clive Owen, muito mais frio do que o de Statham, é um ex-agente da SAS que percebe a ação coordenada que está matando seus colegas. Membro de uma sociedade secreta formada por ex-agentes, ele expõe o problema para os colegas, mas eles temem qualquer exposição que possa denunciar a existência da organização. Sendo assim, Spike decide agir sozinho. Já Robert De Niro é muito mais marketing do que atuação. Não que ele atue mal, mas aparece pouco. Ele até dá os seus tiros e suas porradas, mas a verdadeira ação fica por conta dos outros dois atores, ficando a cargo de Hunter ser “a voz da experiência”. O personagem fica grande parte do filme como um refém, então…

O que chama a atenção no filme é a ambientação nos anos 80, bem cuidadosa. Apesar de não ser tão perceptível pelo figurino, ela é pelos equipamentos utilizados pelos personagens, câmeras fotográficas, aparelhos de telefone, armas e, principalmente, automóveis. Um grande entretenimento, sem dúvidas, que não deixa nada a desejar no quesito explosões, tiros, fugas, lutas e perseguições de carro… muito dinâmico, o filme não é cansativo em nenhum minuto. Mas ele poderia aproveitar bem mais os talentos que estão no elenco, prender mais ainda a atenção do espectador se caprichasse na história, levando em conta o livro no qual foi baseado, tornando-se até polêmico. Com potencial para ser mais um grande filme, ele peca pela omissão e falta de ousadia, se tornando apenas mais um.

Os Especialistas é o primeiro longa de Gary McKendry, o diretor já havia se destacado com seu curta Everything In This Country Must, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor curta-metragem, em 2004.

 

Cinemascope---Os-Especialistas-PosterOs Especialistas (The Killer Elite)

Ano: 2011.

Diretor: Gary McKendry.

Roteiro: Matt Sherring, baseado no livro The Feather Men, de Ranulph Fiennes. 

Elenco Principal:  Robert De Niro, Jason Statham, Clive Owen.

Gênero: Ação.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

Veja o trailer:

[youtube]yK8R7lwP8Bs[/youtube]

Galeria de Fotos:

Por Wallacy Silva Baseado em fatos reais, o filme Os Especialistas (Killer Elite) causou muito menos polêmica do que o livro no qual foi inspirado. O controverso The Feather Men fez revelações sobre ações de um dos setores do serviço militar britânico em Omã, sobre a existência de uma organização secreta relacionada ao SAS (Special Air Service) e até mesmo sobre o interesse do governo na série de assassinatos de ex-membros da organização. Parece um vasto material para uma bela história, não? Mas essa carga de informações se dilui no primeiro longa do diretor Gary McKendry, que acabou fazendo muito…

Avaliação geral

Avaliação geral

2

Sobre Wallacy

Letrista, paulistano, adora música, livros, futebol, redes sociais, idiomas, conversas, novidades, detalhes, interpretações e, obviamente, cinema! @wallacy13
Comentários
Ísis Mello disse:

Gostei muito do filme, adoro todos os filmes do Jason Statham, só achei ele meio estranho porque ele estava com roupas diferentes, nos outros filmes ele sempre aparece de terno, mas muito boa a produção do filme.. a história também (: