Por Sttela Vasco

Abandonar seu país, sua família e tudo mais que você conhece por uma paixão, esse é o tema-base do documentário Por que você partiu?, do diretor estreante Eric Belhassen. Nele, o público é apresentado a seis chefs franceses que partiram para o Brasil devido à sua profissão. Através de relatos dos familiares e de horas de gravação acompanhando suas rotinas, o espectador é aproximado dessas pessoas, passando a vivenciar seus dramas e alegrias, além de se emocionar com suas histórias. Uma deliciosa conexão entre Brasil e França que envolve as relações humanas, sonhos e uma excelente gastronomia.

Erick Jacquin, Emmanuel Bassoleil, Roland Villar, Alain Uzan, Frédéric Monnier e Laurent Suaudeau são os protagonistas desse documentário que busca, acima de tudo, uma resposta que esclareça por que pessoas que muitas vezes têm sua vida já feita decidem largar sua terra natal em busca de alguma coisa em outro lugar. No caso desses seis chefs, eles arriscaram tudo rumando para outro continente, inclusive as relações com seus familiares. Entre o cotidiano de restaurantes refinados, dramas pessoais e pitadas de bom humor, Por que você partiu? revela que há muito mais por trás dos grandes chefs do que apenas sua ótima mão para a gastronomia.

Selecionada para os festivais de Miami e do Rio de Janeiro, a obra de estreia de Eric Belhassen tem um aspecto um tanto amador. No entanto, é justamente esse fato que faz com que a história se aproxime do público, tornando-se ainda mais realística e comovente. Intercalando momentos dramáticos – como as recordações de Emmanuel sobre a relação com seu pai – e de bom humor – bem como as broncas que Erick distribui entre seus funcionários, com direito a palavrões tipicamente brasileiros –, o documentário segue uma narrativa bastante linear, apresentando logo no início todos os seus personagens e intercalando suas histórias ao longo da narrativa.

Intitulado como o primeiro de uma trilogia sobre “separações” – Belhassen adiantou que tem um próximo voltado para divórcios e rupturas conjugais já preparado e um futuro, mais denso, sobre a morte também já está planejado – Por que você partiu? transmite com bastante delicadeza as sensações de quem fica e de quem vai, fazendo o espectador se colocar no lugar das pessoas que vivenciaram tais momentos. Assumindo aspectos de um road movie em muitas de suas cenas, é possível perceber uma fotografia que mescla belas paisagens naturais, mas que também peca em algumas distorções ou closes extremos, porém, isso não afeta a beleza do documentário como um todo.

Uma coisa é inegável, é que impossível não se emocionar. Não apenas os depoimentos, mas a série de mensagens deixadas pelo documentário atinge perfeitamente a proposta a qual se propõe: fazer com que o público vivencie cada história à sua maneira e atribua a cada uma o significado que melhor achar. O título, retirado de uma frase emocionada dita pelo pai de Belhassen – que também serviu como fonte de entrevistas – traduz o principal motivo para a existência do documentário. Acima da gastronomia, dos países e até mesmo dos próprios chefs está a questão de por que as pessoas partem? O que as leva a sair de certa segurança e estabilidade rumo ao desconhecido? A resposta varia para cada pessoa, mas, como diz o slogan dessa produção, é possível compreender ao final da obra que “às vezes ficar é mais difícil que partir”.

 

Por que você partiu Por que você partiu?

Ano: 2013

Direção: Eric Belhassem.

Roteiro: Eric Belhassem.

Elenco principal: Erick Jacquin, Emmanuek Bassoleil, Laurent Suaudeau, Alain Uzan.

Gênero: Documentário.

Nacionalidade: Brasil.

 

 

 

Veja o trailer: