Home / Especiais / Twin Peaks – S02 Ep24
CInemascope - Twin Peaks

Twin Peaks – S02 Ep24

Por Soraya Yumi

Feridas e Cicatrizes. Terça-feira, 21 de março. Roteiro: Barry Pullman. Direção: James Foley.

“Ás vezes, bem, digamos que sempre, as coisas estão mudando. Somos julgados como seres humanos pela forma com que tratamos os outros seres humanos. Como você trata os outros seres humanos? À noite, pouco antes de dormir, quando se deita sozinho no escuro como se sente sobre si mesmo? Está orgulhoso do seu comportamento? Está envergonhado do seu comportamento? Você sabe no seu coração se magoou alguém. Você sabe. Se você magoou alguém, não espere um outro dia para fazer a coisa certa. O mundo pode se partir de tristeza nesse ínterim.”

A Senhora do Tronco parece continuar a sua reflexão acerca do amor do monólogo anterior. Algumas pessoas magoam as outras por motivos pessoais, mesmo quando dizem que amam, elas machucam, magoam. A qual personagem será que a Senhora do Tronco está se referindo?

Harry está se deleitando no confortante whisky para atenuar o sofrimento da decepção e perda de seu grande amor problemático. O jogo de xadrez, Cooper versus Earle continua. Por hora, Truman está fora das investigações. Annie, irmã de Norma, chega em Twin Peaks. Major Briggs está comendo no Double RR e de repente a Senhora do Tronco senta ao seu lado.

Hawk avisa a Cooper que Harry está se afundando. Agora serão apenas Hawk e Cooper nas investigações. Dr. Hayward não consegue descobrir a causa da morte de Josie, e estranhamente o corpo perdera 30 quilos. Earle vê o movimento de Cooper no jornal, movimenta a peça no tabuleiro que está ao seu lado e percebe que não é um movimento, mas sim um truque para empate. Logo conclui que Cooper está sendo ajudado e fica furioso, já que não tolera pessoas que não jogam pelas regras. Promete que muitas pessoas irão se arrepender desse fato.

CInemascope - Twin Peaks2

No Hotel Great Northern, Audrey tenta organizar os eventos que ocorrerão no hotel. Sr. Wheeler aparece para se desculpar sobre o jantar da noite passado. Audrey e Wheeler marcam um piquenique. Na delegacia, Cooper vai até Harry, que ainda está enchendo a cara, e avisa que conseguiu o dossiê da Josie com a Interpol. Harry diz não se interessar. Cooper diz que Josie além de matar Eckhardt, matou Jonathan em Seattle, tentou assassiná-lo, possuía muitos mandados de prisão em Hong Kong, e duas prisões por prostituição. Cooper tenta convencer Harry que foi melhor assim, porque Josie era assassina. Harry o manda sair da sala.  Na casa dos Packard, uma mulher entra na residência sem permissão, já que a porta estava aberta. Se apresenta a Catherine como Jones, ex-assistente executiva de Eckhardt. Catherine aponta a arma para ela e pergunta o que ela quer. Jones diz que quer entregar um presente que Thomas deixou. Tira da bolsa uma caixa preta e deixa a casa.

CInemascope - Twin Peaks3Earle, novamente disfarçado, vai até a casa dos Hayward. Finge ser amigo de faculdade dos pais de Donna. Ingenuamente, Donna o convida para entrar. Earle aceita. Conversam sobre um monte de papo furado, por fim Earle pede a Donna que entregue um presente ao Dr. Hayward e entrega um cartão com o número do telefone onde está hospedado. Pete trabalha em todas as possibilidades de empate em que perca menos peças do tabuleiro. Major Briggs e a Senhora do Tronco aparecem para conversar com Cooper. A Senhora do Tronco sentara ao lado do Major Briggs porque o tronco dela percebeu o sinal que fora marcado no pescoço de Briggs após retornar do Salão Branco. Margaret, a Senhora do Tronco, diz que se lembra. Cooper pergunta se lembra sobre o quê. Margaret pede para que Coop olhe para a parte de trás da perna dela. Diferentemente dos triângulos no pescoço de Briggs, a marca na perna de Margaret possuem apenas 2 triângulos. Margaret conta que ela tinha apenas sete anos de idade quando caminhava pela floresta e quando voltou para casa, disseram a ela que estava desaparecida por um dia. Sua única memória do evento foi apenas um clarão de luz e o pio da coruja, após esse dia ficou com a marca em sua perna. Da segunda vez, Margaret conta que viu o clarão, o pio da coruja, pouco antes do marido dela morrer no fogo.

Os pais de Donna chegam, Donna diz que uma visita passou, um antigo amigo de faculdade chamado Gerald Craig. Os pais de Donna ficam em choque e dizem ser impossível porque Craig morrera afogado. Donna entrega o número e o presente ao seu pai. O número é de um cemitério e o presente é uma peça de xadrez, um cavalo com um papelzinho do movimento: cavalo para rei – bispo três. Dr. Hayward fica atordoado e pede para Donna que não abra a porta para o homem novamente porque é extremamente perigoso. Dr. Hayward vai a delegacia entregar a peça a Cooper. Alguém toca a campainha da casa dos Hayward. A mãe de Donna abre a porta. Donna está na escada observando de longe. O homem pega na mão da mãe de Donna e cochicha algo no ouvido dela.

CInemascope - Twin Peaks1

No Double RR, Earle, em seu outro disfarce, está apenas observando a movimentação, prestando mais atenção em Shelly. Cooper entra no Double RR e é atendido por Annie; Cooper fica encantado. Hawk aparece e comunica Coop que há um problema na Brookhouse, e vão até lá. Andy está assustado e diz a Coop que Harry quebrou todas as mobílias e não sabe o que fazer. Harry está completamente bêbado e consequentemente descontrolado, e para melhorar está com uma garrafa de whisky em uma mão e na outra uma arma. Coop conversa com Harry e o convence de entregar a arma.

No Hotel Great Northern, Mike e Nadine se hospedam como se fossem visitantes de Twin Peaks. O evento contra a Ghostwood, para salvar as doninhas e o meio ambiente, está acontecendo. Catherine aparece e desacredita no que vê, de tão patético. Ben conversa com Catherine e aparenta estar convicto que está mudado, e que só pretende exercer o bem dali pra frente. O evento dá errado, porque a doninha que fora levada para ser apresentada ao público ataca Dick, que estava apresentando o evento, e então a catástrofe começa. O episódio 24 termina com a surpreendente cena de Jones, a ex-assistente executiva de Eckhardt, indo deitar na mesma cama que Harry Truman.

Veja o vídeo:

Sobre Soraya

Estudante de Letras, na PUC (SP) e estudante de Design Gráfico e Motion Graphics na Escola Panamericana de Arte e Design. Aprecia muitos tipos de filmes, seja blockbuster ou cult, a qualidade não está na classificação de gênero, mas sim em uma sucessão de pontos que fazem o filme se tornar bom ou ruim. Diretores preferidos são: Alfred Hitchcock, François Truffaut, Quentin Tarantino, Park Chan-Wook e John Waters.
Comentários