Por Ana Lucinski

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chegou a sua 10ª edição com muitos filmes e atrações para as crianças de todas as idades e, nós do Cinemascope, fomos conferir.

O que mais me deprime é que nunca tive conhecimento da FICI, e saber que está em sua décima edição me faz pensar quanta diversão foi perdida. O festival é sensacional! Se eu tivesse filhos, os levaria todos os anos.

O Festival conta com uma programação de longas internacionais, entre eles, o lançamento Zarafa, de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, uma animação em 2D coproduzida por França e Bélgica. O filme é lindo, tanto em enredo quanto em traço. O desenho possui personalidade e foge do clássico estilo Disney ao qual todos estamos tão acostumados. A história é narrada por um velho africano que conta como Maki e Zarafa viveram suas aventuras para chegar em Paris.

Zarafa ainda conta com uma atração especial do evento, uma das que mais gostei, O Pequeno Jornalista onde, após ver o longa, as crianças podem debater a respeito, contar detalhes, sem revelar seu final, e aprender a criticar o filme justificando sua opinião. Um profissional da imprensa acompanha com as crianças assistindo o longa e depois conta como trabalha e compartilha opiniões sobre o filme.

As atrações eram das mais diversas, incluindo um especial com filmes indianos dublados ao vivo e o especial Disney em 3D. Bom, já é declarada a minha baixa afeição por 3D, porém não podia perder a oportunidade de assistir um dos maiores clássicos da minha infância no telão nessa versão, O Rei Leão. Foi uma emoção única, posso assim dizer, ter a experiência de ver um dos filmes que mais gostei da Disney num telão. O filme de 1994, dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, conta a história do pequeno Simba que perde o pai ainda muito jovem e foge de casa deixando seu reino sob o poder de seu tio malvado. Ai! Um verdadeiro clássico!

Ainda no cenário Disney, pude assistir ao lançamento Tinker Bell e o Segredo das Fadas, de Ryan Rowe. Devo dizer que sou da época que a Sininho não fala e ficava ao lado de Peter Pan, porém, hoje em dia, temos a personagem no mundo das fadas vivendo aventuras em meio a um universo onde a única coisa que se assemelha com a Terra do Nunca são as duas estrelas. Ainda sim, a Disney continua sendo uma das maiores referências no que se diz de produção infantil de qualidade. A história é voltada para as crianças e possui uma mensagem tocante de amor e amizade. Duas fadinhas irmãs separadas em seu nascimento que se encontram e salvam o dia.

O evento contou também com animações do Anima Mundi, com atrações dinamarquesas, com uma mostra para jovens e com alguns filmes do cenário nacional. Dentre esses, Uma Professora Muito Maluquinha (2011), longa inspirado na obra de Ziraldo e dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues. O filme conta a história de uma professorinha com muita imaginação e métodos pouco convencionais para educar as crianças de forma divertida.

O festival ajuda a divulgar e promover a produção nacional e internacional de cinema infantil. Mostrando que não cabe somente as grandes produtoras fazer bons filmes para esse público, a gama é ainda muito maior, e as atrações do evento ajudam ainda mais a trazer as crianças de volta ao mundo das histórias e do faz de conta.