Por Joyce Pais

Em outubro do ano passado participei da primeira edição do Congresso Nacional de Cinema (CONACINE), a convite do Fernando Imperator, idealizador do projeto e do videocast Os Bons Companheiros que, aliás, eu super recomendo e na ocasião falei sobre a obra e vida do diretor espanhol Pedro Almodóvar (que eu adoro). Foi muito enriquecedor me preparar fazendo maratona, (re)lendo livros, vendo vídeos, entrevistas e referências relacionadas ao seu universo. Dividir um pouco disso tudo com o público que se inscreveu na minha palestra foi muito interessante e o feedback não poderia ter sido melhor.

Por essas e outras que quando recebi o convite para o CONACINE de 2015, aceitei de cara. Desta vez, escolhi falar de um diretor que tem profunda influência na minha cultura e paixão cinematográfica: David Lynch. Tentei perpassar o seu universo bastante peculiar, fazendo uma retrospectiva por sua filmografia e destacando seus trabalhos paralelos ao cinema.

O congresso acontece entre os dias 17 e 21 de agosto e contará com 22 palestrantes, entre diretores, professores, videocasters, autores, atores, jornalistas, que abordarão temas como: Wes Anderson, Star Wars, Daren Aronofsky, Hitchcock, Tarantino e etc.

Para se inscrever na palestra “David Lynch: uma viagem pelo mundo onírico e excêntrico do diretor”, que acontece dia 19 de agosto, às 19h, acesse: conacine.org/davidlynch

Todas as informações sobre a programação podem ser vistas no site oficial do CONACINE.