Da redação

O Festival de Cinema de Vitória chega a sua 22ª edição no próximo mês de setembro. Este ano, foram inscritos 650 filmes, vindos de todas as regiões brasileiras. Destes, foram selecionados cerca de 90 produções, que serão exibidas em diversas mostras e concorrerão ao Troféu Vitória em diversas categorias e a premiações extra. Nesta edição, o Festival também renderá homenagens aos atores José Augusto Loureiro e Matheus Nachtergaele.

Os filmes de curta-metragem escolhidos pela curadoria do Festival serão distribuídos nas seguintes mostras competitivas: 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas4ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; 4ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; 5ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; 2ª Mostra de Animação, com uma seleção da recente produção brasileira de filmes de animação; 16º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infanto-juvenil; 2ª Mostra Outros Olhares, com sete filmes capixabas que concorrerão ao prêmio de júri popular; e Sessão Especial BNDES, que também exibirá filmes que concorrerão ao prêmio de júri popular.

Além dessas mostras, o 22º Festival de Cinema de Vitória contará com exibições não competitivas de longas-metragens. São curadores do 22º Festival de Cinema de Vitória o professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr.; o diretor e crítico de cinema Rodrigo de Oliveira; e a programadora audiovisual Rosemeri Barbosa.

Cena de Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas, um dos filmes presentes no Festival

Cena de Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas, um dos filmes presentes no Festival

Em sua 22ª edição, o Festival terá, como homenageado nacional, o ator Matheus Nachtergaele, e, como local, o ator capixaba José Augusto Loureiro. Paulistano e nascido em 1969, Matheus Nachtergaele possui uma carreira reconhecida no teatro, cinema e televisão. No início da década de 1990, ele ganhou notoriedade por seu trabalho com a companhia Teatro da Vertigem, sob a direção de Antonio Araújo, destacando-se por sua atuação no espetáculo “Livro de Jó”. Em 1997, fez sua estreia no cinema em O Que é Isso, Companheiro? (1997), de Bruno Barreto, ao mesmo tempo em que aparece na televisão na série A Comédia da Vida Privada.

No ano seguinte, foi escalado para interpretar o travesti Cintura Fina na minissérie global Hilda Furacão, o que lhe rendeu reconhecimento nacional que veio a ser consolidado com o personagem João Grilo, na minissérie transformada em filme O Auto da Compadecida, uma adaptação da obra de Ariano Suassuna. Paralelamente à trajetória na televisão, Matheus traçou um longo caminho no cinema, participando de mais de 30 filmes, entre os quais estão Amarelo Manga (2003), Baixio das Bestas (2007) e Febre do Rato (2011), de Cláudio Assis, Central do Brasil (1998), de Walter Salles, Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles, e Trinta (2014), filme dirigido por Paulo Machline e no qual o ator vive o papel do carnavalesco Joãosinho Trinta. Sua última participação no cinema foi no longa-metragem Sangue Azul (2014), de Lírio Ferreira. Como diretor, estreou no premiado A Festa da Menina Morta (2008).

José Augusto Loureiro é natural de Santa Tereza, município da região serrana do Espírito Santo, e tem 52 anos de carreira como ator, com participações em cerca de 70 trabalhos em teatro, cinema e televisão. Fez parte do elenco de filmes de curta e longas-metragens, entre eles, Vagas Para Moça de Fino Trato (1993) e Policarpo Quaresma, O Herói do Brasil (1998), ambos dirigidos por Paulo Thiago. No teatro, encenou a peça “Os Coveiros”, ao lado de Ednardo Pinheiro (in memoriam), que foi apresentada nos palcos capixabas por cerca de 13 anos. José Augusto foi o mantenedor do Teatro Galpão, espaço que funcionou entre 1991 e 2000 na Av. Nossa Senhora da Penha, Vitória, possibilitando a estreia e permanência em temporadas de espetáculos de grupos locais, nacionais e internacionais.

O 22º Festival de Cinema de Vitória ainda contará com oficinas de formação na área audiovisual, debates, lançamentos de publicações e encontros com pesquisadores de cinema, realizadores e o público em geral. As atividades do Festival acontecerão no Theatro Carlos Gomes, no Hotel Senac Ilha do Boi, e no Cineclube Metrópolis (Ufes).

Para outras informações, acesse: www.festivaldevitoria.com.br