Da redação

Com o tema Mestres, a Ciranda de Filmes realiza a sua 3ª edição de 9 a 12 de junho de 2016, no Espaço Itaú de Cinema Augusta e no CineSesc, em São Paulo. Primeira mostra de cinema do Brasil com foco em infância e educação, a Ciranda oferece uma seleção de filmes nacionais e estrangeiros, de todos os formatos e gêneros, rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas, que irão inspirar e ajudar na reflexão e no aprendizado acerca dos temas propostos.

A abertura do evento acontece no dia 8 de junho no Espaço Itaú de Cinema Augusta e contará com a pré-estreia do documentário Do Pó da Terra. O filme lança um novo olhar mais sensível sobre a produção artística em cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG) e trata, entre outros temas, da relação do ser humano com o barro desde a infância. Conta a história de uma comunidade de trabalhadores da terra, mestres na arte de modelar o barro, que busca, através da beleza de suas criações, suavizar um cotidiano de árdua lida.

Dia 11 de junho, às 19h30, assistiremos em primeira mão como as crianças do Cariri cearense vivem intensamente um brinquedo popular chamado reisado, retratado no documentário de curta-metragem Meninos e Reis, dirigido pela jornalista especializada em infância Gabriela Romeu. Os desafios, as alegrias e tristezas do menino Jonas para manter o pequeno circo que criou no quintal de sua casa podem ser vistos no documentário da diretora baiana Paula Gomes, Jonas e o Circo sem Lona.

Da abertura ao encerramento, a mostra tem como proposta trazer filmes e experiências capazes de sensibilizar e fortalecer caminhos e utopias. Pelos quatro cantos do mundo, pessoas “cirandeiam” juntas, tecendo sonhos e histórias ricas em sentido, aprendizados e beleza.