Da redação

A Mostra Internacional de Cinema destaca,nessa 37ª Edição do evento,o trabalho de um dos mais importantes cineastas de todos os tempos: Stanley Kubrick. A homenagem ao diretor será feita através da retrospectiva de seus filmes, exposição e livro. Na semana de 11 a 17 de outubro, a 37ª. Mostra faz um aperitivo do que será a retrospectiva do diretor,com a exibição de alguns títulos da extensa carreira do cineasta, roteirista, produtor e fotógrafo, incluindo seu projeto AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.

A exposição Stanley Kubrick, produzida pela Mostra em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, será inagurada dia 10 de outubro de 2013, para convidados. Inédita na América Latina, apresenta a singularidade das obras e influências do diretor na trajetória do cinema mundial, a partir de centenas de documentos originais, como materiais em áudio e vídeo e diversos objetos de cena, documentos e fotos utilizados em seus longas-metragens.

Complementando esta iniciativa, a editora COSAC NAIFY lançará também, em parceria com a Mostra Internacional de Cinemae o MIS, o livro “Conversas com Kubrick”. Nesta produção, o grande crítico francês Michel Ciment faz o compêndio crítico da obra do cineasta, unindo textos analíticos a entrevistas e depoimentos do próprio diretor e de seus colaboradores. Seu objetivo é o de mostrar a coerência estética e filosófica por trás de obras aparentemente tão díspares como 2001: Uma Odisseia no Espaço e O iluminado;Lolita Laranja Mecânica;Barry LyndonNascido para matar. O livro terá prefácio do cineasta Martin Scorsese.