Da redação

De 8 a 16 de junho acontece na capital paranaense a 5° edição do Festival Internacional de Cinema de Curitiba, o Olhar de Cinema. Apesar da pouca idade, a mostra já faz parte do cenário cultural da cidade e traz filmes de diversos gêneros e nacionalidades para o público local.

Com uma seleção bastante variada, cerca de 90 títulos de 30 países, o festival será dividido em nove mostras especiais. Onze títulos, a serem divulgados nas próximas semanas, fazem parte da mostra principal. Todos têm em comum a experimentação e a pesquisa de linguagem, mas que tratam de temas contemporâneos.

Para aqueles que procuram grandes inovações e surpresas, o 5º Olhar de Cinema oferece a mostra Outro Olhares, com filmes de vários lugares do mundo. Outra mostra que aborda a experimentação narrativa, mas dessa vez dando prioridade aos primeiros longas-metragens de diretores do mundo todo, é a Novos Olhares.

Há, ainda, a mostra Mirada Paranaense, dedica a produções locais. Filmes já conhecidos também têm espaço na programação. A primeira é a Olhar Retrospectivo, que escolhe um diretor para explorar sua obra. A mostra Olhares Clássicos, por sua vez, traz obras restauradas de grandes clássicos e mestres do cinema mundial, esse ano com os filmes Como era verde meu vale (1941), de John Ford, Ninotcka (1939) de Ernst Lubitsch e Mouchette (1967) de Robert Bresson.

Para completar a programação, a mostra Exibições Especiais dedica-se a filmes de convidados do evento, e a mostra Foco, dedicada a cineastas com até cinco longas-metragens e pouco conhecidos. Para mais informações, acesse: http://olhardecinema.com.br/.