Da Redação

Com o intuito de celebrar a inclusão cultural, o Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência Assim Vivemos, chega a sua oitava edição percorrendo três cidades brasileiras com 32 filmes produzidos em 20 países. No Rio, a mostra vai até 28 de agosto. Em Brasília, o festival acontece entre 5 e 17 de setembro e em São Paulo as exibições começam em 20 de setembro e terminam em 1º de outubro nas unidades do Centro Cultural do Banco do Brasil. A entrada é franca.

O festival contará ainda com debates sobre a visão e os sentidos da arte, tecnologia assistiva, corpo e movimento e amor e relacionamento. Os documentários a serem exibidos trazem histórias de pessoas com as mais diversas deficiências e fazem um retrato de suas vidas em países como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, a Suíça, a Letônia, a Turquia, a Índia e mais.

Um dos destaques é o longa Eu sou Jeeja, que conta a história da indiana Jeeja Ghosh, líder ativista pelos direitos de pessoas com deficiência e que tem paralisia cerebral. A história do ex-campeão de fórmula Indy, Alex Zanardi, também é contada no longa 50 X Rio. Representando a Polônia, a mostra traz Dois Mundos, a história de uma garota de 12 anos cujos pais são surdos.

O Assim Vivemos acontece a cada dois anos e oferece durante em suas sessões audiodescrição, catálogos em Braille, legendas LSE nos filmes, interpretação em LIBRAS nos debates e garantia de acessibilidade. A programação e lista completa dos longas que participam do festival estão disponíveis na página oficial do mesmo.