Na noite desta quarta-feira, 4, ocorreu a cerimônia de premiação do 44º Festival Sesc Melhores Filmes, no Cinesesc, em São Paulo. Apresentado pela atriz-MC e slammer Roberta Estrela D’Alva, o festival tem o intuito de exibir os que foram considerados os melhores filmes do ano anterior, dando a possibilidade ao público de vê-los no cinema.

Reunindo cerca de 47 produções, 20 delas sendo nacionais e quatro sendo clássicos restaurados em 4K, não apenas a programação engloba muitos filmes como também se mostra bem diversificada, trazendo obras brasileiras das mais variadas regiões e filmes estrangeiros de diversas nacionalidades.

Diversidade e resistência foram assuntos bastante recorrentes na apresentação de Estrela D’Alva, e também surgiram nos discursos de agradecimento dos vencedores. A MC soltou logo no início que “precisamos de Arte mais do que nunca”, por conta do contexto político-social em que se vive atualmente.

O discurso de aceitação e tolerância com o próximo foi mais sublinhado por conta dos quatro prêmios que A Glória e a Graça recebeu na noite. O filme, que trata de uma relação conflituosa de uma irmã que reencontra sua irmã transexual depois de anos, foi agraciado por votação do público como Melhor Filme, Melhor Atriz por Carolina Ferraz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia. O roteirista do filme, Mikael Albuquerque, pediu para que houvesse no futuro mais tolerância com as questões de transexuais e travestis, enquanto a atriz Carolina Ferraz disse que ouviu de muitas pessoas sugerindo que ela não pegasse o papel: “você é tão bonitinha, isso vai acabar com sua carreira”.

Já nos prêmios da crítica, a produção brasileira mais premiada foi Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, que ganhou em três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz por Maria Ribeiro e Melhor Roteiro. Por ser um filme cuja temática aborda o papel social da mulher e o machismo intrínseco no dia a dia, Maria Ribeiro em seu discurso lembrou da importância de ter cada vez mais mulheres produzindo e realizando obras e conquistando seu espaço.

Dos filmes estrangeiros, o filme mais contemplado foi Moonlight: Sob a Luz do Luar, que venceu os prêmios de público e crítica por Melhor Direção para Barry Jenkins e Melhor Ator pelo público para Ashton Sanders. Os filmes Com Amor, Van Gogh e Corra! foram os escolhidos como os melhores filmes de 2017 pelo público e pela crítica, respectivamente.

Encerrada a premiação,  teve a exibição do novo longa-metragem de Carolina Jabor, Aos Teus Olhos, que estreia dia 12 de abril nos cinemas. Além da diretora, estavam presentes do elenco Daniel de Oliveira, Marco Ricca e Malu Galli.

O 44º Festival Sesc Melhores Filmes começará sua programação a partir de hoje, 5, e exibirá todos os indicados até o dia 25 de abril, no CineSesc, em São Paulo.

 

Filmes brasileiros premiados:

Melhor Filme

Público: A Glória e a Graça

Crítica: Como Nossos Pais

 

Melhor Direção

Público e crítica: Eliane Caffé (Era o Hotel Cambridge)

 

Melhor Atriz

Público: Carolina Ferraz (A Glória e a Graça)

Crítica: Maria Ribeiro (Como Nossos Pais)

 

Melhor Ator

Público: Daniel Furlan (La Vingança)

Crítica: Nelson Xavier (Comeback)

 

Melhor Roteiro

Público: Mikael Albuquerque e Lusa Silvestre (A Glória e a Graça)

Crítica: Lais Bodanzky e Luis Bolognesi (Como Nossos Pais)

 

Melhor Fotografia

Público: Gustavo Hadba (A Glória e a Graça)

Crítica: Pierre de Kervoche (Joaquim)

 

Melhor Documentário

Público: Aspilleras: Atingidas por Barragens Bordando a Resistência

Crítica: Martírio

 

Filmes estrangeiros premiados:

Melhor Filme

Público: Com Amor, Van Gogh

Crítica: Corra

 

Melhor Direção:

Público e crítica: Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar)

 

Melhor Atriz:

Público: Adèle Haenel (A Garota Desconhecida)

Crítica: Sandra Huller (Toni Erdmann)

 

Melhor Ator:

Público: Ashton Sanders (Moonlight: Sob a Luz do Luar)

Crítica: James McAvoy (Fragmentado)