Da redação

Produzido pela Sala 12 Filmes, os mesmos produtores de Cidade Cinza, o documentário A Viagem de Yoani conta a história da blogueira Yoani Sánchez e registra sua visita ao Brasil.

Em casa e sem ter acesso a internet, a cubana criou o blog chamado Geração Y, que hoje tem milhões de views por mês, onde ela conta seu cotidiano em Cuba e faz críticas ao regime. Yoani ganhou fama e prêmios internacionais muito rapidamente. Em menos de um ano de atividade foi destaque de uma matéria da Reuters e logo premiada no Ortega y Gasset, do periódico El País, e no Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, e eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time.

A produção do filme começou em 2009 quando o site da Yoani era bloqueado na ilha e ela lutava pelo direito de viajar para receber suas inúmeras nomeações e premiações. Em 2013, ajudada pelo então Senador da República Eduardo Suplicy, a blogueira veio ao Brasil. E provocou ações  passou pelas cidades de Feira de Santana, Brasília e São Paulo.

Cinemascope - A viagem de Yoani

O documentário acompanha os principais eventos na vida dela nestes 5 anos até a reaproximação diplomática entre Cuba e EUA. Com especial atenção as manifestações que ela provocou em sua vinda ao Brasil.

Com o objetivo de ir de encontro ao seu público e estimular os já acalorados debates políticos presentes nas redes sociais hoje, os diretores e produtores do longa, Peppe Siffredi, Raphael Bottino e Marcelo Mesquita e a distribuidora Elo Companyoptaram por disponibilizar o filme integralmente e gratuitamente no portal UOL. O filme, que está online desde 26 de julho, poderá ser assistido gratuitamente até 6 de agosto, AQUI.

Após esse período online no Portal UOL, o filme ficará disponível para download no site iTunes a partir de 7 de agosto.