Por Joyce Pais

Nesta quinta-feira (17) aconteceu no Auditório do Ibirapuera a abertura da 37° Mostra Internacional de SP. Como todos os anos, foram feitos muitos agradecimentos aos empresários, políticos e apoiadores que de alguma forma ajudaram a possibilitar mais uma edição do evento. Dentre eles, destacam-se a prefeita em exercício, Nádia Campeão, que aproveitou o gancho para comunicar que Fernando Haddad passará para a aprovação da câmara, ainda no mês de outubro, o projeto de criação de uma agência de cinema paulista, a SP Cine.

Os melhores momentos da noite ficaram por conta de Jan Harlan, produtor de O Iluminado (1980) e Nascido para Matar (1987), e Christiane Kubrick, viúva do cineasta.”Eu imagino que Stanley possa olhar para nós agora. Ele diria: ‘Uma retrospectiva minha em São Paulo e uma exibição do meu trabalho? A Warner e outros estúdios apoiando? Eu devo estar sonhando’. Mas é verdade.”, contou Harlan.

“Lembro que vim para o Rio em 1974 aprovar cópias de ‘Barry Lyndon’ e precisei abandonar minha imagem do Brasil de selva e macacos. E fiquei ainda mais feliz porque o filme foi um sucesso no país”, relembrou. “Com tudo isso, Stanley Kubrick virou realmente um cineasta internacional.”

Christiane Kubrick, autora da aquarela que ilustra a Mostra este ano, comentou: “Não mereço tudo isso. Stanley ficaria feliz e emocionado com tanta atenção em São Paulo, mas ficaria horrorizado em me ver fazendo um discurso.”

A noite terminou com a exibição de Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, premiado como o Grand Prix do Júri no último festival de Cannes e um dos favoritos a indicações ao Oscar 2014.

Veja algumas imagens da noite: