Da Redação

Considerado um dos mais importantes festivais de animação do mundo, o Anima Mundi chega a sua 24ª edição em São Paulo, entre 2 e 6 de novembro, exaltando o gênero no Brasil e trazendo mais de 400 títulos, palestras e encontros com personalidades da área. Com sessões na Cinemateca Brasileira, Cine Belas Artes, Senac Lapa Scipião, Circuito SPCine, o evento terá sessões gratuitas e pagas com ingressos a R$ 12 (ou R$ 6 a meia-entrada).

Após passar pelo Rio de Janeiro entre 25 e 30 de outubro, o festival chega a São Paulo com uma bagagem multinacional e visando levar filmes questionadores ao público. Além de 108 produções nacionais, o Anima Mundi 2016 contará com obras de 45 países, entre eles, Japão, Irã, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Holanda, Rússia, Portugal, Argentina, Itália, Chile, Moçambique, Grécia, Turquia e Austrália.

Um dos destaques da programação é a coprodução franco-japonesa The Red Turtle, dirigida pelo holandês Michaël Dudok de Wit e que será exibida pela primeira vez no Brasil durante o festival. Feito em parceria com o Studio Ghibli, o longa narra a história de um homem que fica à deriva no mar e passa questionar sua vida após um encontro com uma enorme tartaruga vermelha, chamou a atenção no Festival de Cannes deste ano e recebeu o Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard.

beautiful-trailer-for-studio-ghiblis-the-red-turtleAlém das sessões de curtas e longas, os tradicionais Papos Animados, encontros com animadores de vários lugares do mundo fazem parte do evento juntamente com as mesas e palestras do Anima Fórum. O estilo stop-motion marca presença nessa edição com masterclasses voltadas ao tema e também com uma homenagem ao animador Cesar Cabral, especialista na técnica e autor de Dossiê Rê Bordosa. Durante o Anima Mundi Cabral falará sobre a construção de bonecos para filmes e como se dá a produção de uma obra assim.

O francês Marc Jousset, produtor de O Menino da Floresta e diretor de arte de Persépolis, e o alemão Jacob Frey, vencedor do Anima Mundi 2015 na categoria Melhor Filme Infantil com o curta O Presente também estarão presentes e contarão ao público sobre o seu processo criativo, além de mostrar trechos de suas obras em sessões especiais.

As oficinas gratuitas do evento, que não puderam estar presentes na edição carioca por conta de problemas financeiros e de estrutura, acontecem em São Paulo na Cinemateca Brasileira no Estúdio Aberto Petrobras.  Serão duas oficinas que ajudam a explicar, tanto às crianças quanto aos adultos, técnicas usadas nos filmes de animação como stop-motion, bonecos de massinha e também pixilation, em que o próprio espectador pode ser personagem de sua história animada.

Vale lembrar que, tanto para as sessões gratuitas quanto para as oficinas, é recomendado chegar com ao menos uma hora de antecedência ao local. Os ingressos para as exibições podem ser comprados nas bilheterias da Cinemateca Brasileira e do Caixa Belas Artes ou por meio do ingresso.com. Para mais informações sobre a programação, os longas e curtas em competição e valores de pacotes e ingressos para o Anima Forum, acesse o site do festival.