Da redação

O diretor, roteirista e produtor Michelangelo Antonioni (1912-2007) ganha uma retrospectiva completa, que acontece nas unidades do CCBB em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre 26 de abril e 22 de maio, e em Brasília, de 3 a 29 de maio. Na capital paulista, a mostra também será exibida no Cinesesc, de 11 a 17 de maio.

Com cópias em película 35 mm e em digital, toda a obra de Antonioni poderá ser conferida, desde o início da carreira, com seus poucos vistos curtas-metragens documentários, até as colaborações finais com cineastas como Wim Wenders, Steven Soderbergh e Wong Kar-Wai, passando pela fase mais conhecida, de obras-primas como a “trilogia da incomunicabilidade” (A Aventura, A Noite e O Eclipse); Deserto Rosso – O Dilema de uma Vida, Blow-Up – Depois Daquele Beijo, Zabriskie Point e Passageiro: Profissão: Repórter.

Além das sessões de cinema serão realizados debates e uma masterclass dia 17/05, às 19h, com o crítico italiano Adriano Aprà. Em São Paulo o debate, que terá tradução simultânea em libras, acontece dia 04/05, às 19hs com a presença dos jornalistas Fernando Oriente e a Flávia Guerra.

Confira a programação completa AQUI.