Da redação

Durante meses se arrastaram as polêmicas em torno do filme Grace de Mônaco, protagonizado pela atriz Nicole Kidman. Os desentendimentos entre o diretor Olivier Dahan e o poderoso produtor Harvey Weinstein atrasaram a conclusão do longa, já que cada um tinha uma visão bem distinta de como seria sua edição final.

Quando foi anunciado que o filme abriria o 67º Festival de Cannes este ano, muita expectativa foi gerada em torno do que teria dado fim a esse impasse. Ao ser exibido nesta quarta-feira, ao contrário do que se esperava, Grace de Mônaco causou risos de parte da plateia presente na exibição.

O filme começa quando Grace Kelly (1929-1982), estrela de clássicos de Alfred Hitchcock, como Ladrão de Casaca e Janela Indiscreta, termina de rodar sua última cena no set de filmagens de Alta Sociedade. Depois disso, ela se tornaria a Sua Alteza Serena e sofre no início de sua vida como princesa. Seis anos depois do casamento, já mãe de Caroline e Albert, afastada do marido, recebe um convite de Hitchcock para o papel de uma ladra em Marnie. Ela aceita, bem quando o principado sofre ameaças do presidente da França.

Antes mesmo de sua estreia em Cannes, o filme sofreu ataques da família real de Mônaco, que divulgou um comunicado oficial chamando Grace de Mônaco de “farsa” e incitando o boicote ao filme a ao festival.

Ao contrário do que foi dito meses atrás por Weinstein, Olivier Dahan já afirmou que o filme terá apenas uma versão.