Para muita gente, o universo do skate ainda pode parecer um ambiente particularmente masculino. Porém, o novo longa da cineasta Caru Alves de Souza, que começou a ser rodado em março em São Paulo, aborda justamente a participação das mulheres no esporte. Bagdá – Cenas de uma juventude contará a história de uma jovem skatista, Bagdá (interpretada pela atleta Grace Orsato), que passa boa parte do seu tempo em uma pista local até conhecer Vanessa (Nick Batista), outra skatista do bairro que vê na jovem um incentivo para ocupar a pista. Em uma ida à Praça Roosevelt, elas conhecem outras skatistas e formam laços de amizade.

A diretora Caru Alves com o elenco

Tendo como cenário a Freguesia do Ó, bairro da zona norte de São Paulo, o longa também aborda as lutas e universos femininos que circundam a vida de Bagdá: como sua mãe, Micheline, que é mãe solo de três meninas e trabalha como manicure no salão de beleza da transexual Gilda para sustentar as filhas, a diretora que está sempre de olho na jovem skatista, a dona do bar local, dona Gladys, que acrescenta à trama sua vivência dos tempos áureos da politização dos anos 80.

Não apenas sobre o skate feminino, o longa de Caru aborda a presença da mulher na sociedade e se constrói a partir de episódios cotidianos na vida dessas personagens que acabam por revelar o que há de extraordinário em suas histórias de vida. Livremente inspirado no livro Bagdá – O skatista, de Toni Brandão e produzido por Rafaella Costa, da Manjeiricão Filmes, o longa conta com uma equipe composta majoritariamente por mulheres.

Vale lembrar que Caru é diretora de De Menor, de 2014, que teve sua Première Mundial na 61ª edição do Festival de San Sebastian (2013), ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio de 2013 e foi distribuído pela HBO Latin America.  Ainda não há data para a estreia do filme.