Amado por muitos, rejeitado por outros. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças é um filme digno de bons debates e longas análises. E foi exatamente ele o escolhido para a próxima sessão do Cine Lacaneando, da Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo, que acontece no dia 2 de junho, das 14h às 17h. A entrada é gratuita. Além da exibição, o público poderá participar de um debate com Bruno Carmelo, editor do portal Adoro Cinema, e Maria Letícia Reis, psicóloga e psicanalista.

Provindo de uma frase tirada do poema De Eloisa Para Abelard, de Alexander Pope em 1717, o filme, de 2004 e dirigido por Michel Gondry, conta a história de um jovem casal norte-americano, num período em que sua relação começa a ruir. Quando procuram um tratamento revolucionário que promete apagar completamente suas memórias, eles percebem que esquecer pode não ser a solução, mas a causa de novos prolemas. O poema conta a história de amor ilícito de Eloisa, e seu casamento secreto com Pierre Abelard, o professor e filósofo mais popular de Paris, e a vingança executada pela família da jovem.

A Casa Guilherme de Almeida é integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

O número de vagas para a sessão é limitado e as inscrições podem ser feitas pelo site do museu.

Cine Lacaneando

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Sábado, 2/6 – das 14h às 17h

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h