Recentemente, a filósofa estadunidense Judith Butler foi atacada por grupos conservadores brasileiros em virtude de sua palestra no Sesc Pompeia, em São Paulo. Apesar desse ambiente hostil em que vivemos, será realizado entre os dias 13 e 18 de dezembro de 2017, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino (FEMINA).

Organizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania FEMINA e com a curadoria de Paula Alves e Eduardo Cerveira, o evento apresentará ao público participante 64 filmes (curtas, médias e longas-metragens) de 18 países realizadas por mulheres. Essas produções abordam questões femininas com o objetivo de debater a ampliação da participação profissional das mulheres no mercado cinematográfico e, também, a conscientização em relação à igualdade de gênero em nossa sociedade. A edição desse ano vai homenagear três importantes personalidades femininas do cinema brasileiro: a cineasta Sandra Werneck, a produtora Vania Catani e a atriz Laura Cardoso.

O festival contará com as mostras nacional e internacional e com as sessões especiais que vão exibir curtas-metragens de animação e de ficção para o público infanto-juvenil, produções experimentais dirigidas por mulheres e filmes com a temática lésbica. A avaliação das mostras estará a cargo dos dois júris do evento: o oficial e o formado por integrantes do Elviras, coletivo de mulheres críticas de cinema. Aos trabalhos vencedores, o evento concederá um colar exclusivo da designer de joias Rita Santos para seus/suas realizadores/realizadoras. Os premiados e as premiadas na competição nacional ganharão prêmios em serviços cinematográficos de empresas parceiras do evento para que possam utilizá-los em seus próximos filmes.

As sessões e os seminários vão ter entrada franca, com a distribuição de senhas uma hora antes do início de cada atividade. Para maiores informações acessem o site do 12ª Festival Internacional de Cinema Feminino e a página da FEMINA no Facebook.