Da redação

A novidade da próxima edição do curso “Documentário para cinema e TV” do Centro Cultural b_arco é que os interessados podem ganhar uma bolsa integral por meio de um concurso. Para participar, é necessário responder a pergunta “Qual seu documentário preferido e por quê?” e enviar para o email paulotbarco@gmail.com. O texto deverá ser enviado até às 23h59 do dia 12.08 (sexta-feira) e ter no máximo 500 caracteres. A resposta mais criativa será escolhida pelas professoras do curso, a documentarista e jornalista Flavia Guerra, e a produtora Deborah Osborn. O resultado do concurso será divulgado no dia 15.08 nas redes sociais e no site do b_arco.

O destaque desta edição é a participação da diretora e roteirista Estela Renner (Muito Além do Peso, e Criança: a Alma do Negócio), que falará de sua experiência como documentarista, dos desafios, aprendizados e de seu processo criativo. O curso contará também com o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi, que falará de sua experiência como um dos mais prestigiados roteiristas do Brasil e das possibilidades de se construir um roteiro de obra documental a partir das bases da narrativa, e do roteiro clássico.

As aulas abordarão a história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais. Será traçar um rico panorama, que vai desde a abordagem histórica, com as primeiras experiencias realizadas pelos irmãos Lumière, passando pelas narrativas experimentais, Cinema Direto e Cinema Verité, e chegando nas vertentes mais recentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ‘documentário-diário’ (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.

Também serão estudados grandes nomes da cinematografia nacional, como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan.