Da redação

Em setembro a Cinemateca Brasileira integra o circuito de programação do Mês da Cultura Independente promovido pela prefeitura de São Paulo. Um mês inteiro dedicado a música, cinema, literatura, debates, festas e muito mais em diversos locais da cidade de São Paulo. Em sua 8ª edição, o festival exibe um panorama da nova geração de cineastas que produzem com pouco dinheiro, contam com novas opções de financiamento, optam por quebrar as regras do antigo sistema de produção cinematográfica e assim promovem a transição para uma nova realidade de produção, distribuição e exibição.

A programação em cartaz na Cinemateca Brasileira destaca títulos do cinema independente depositados em seu acervo. Entre os filmes brasileiros, estão Janete, primeiro longa de Chico Botelho, e um dos filmes seminais do jovem cinema paulista da década de 1980; Damas do prazer, livre adaptação de Nana, de Émile Zola e dirigido pelo fotógrafo Antonio Meliande; Os desclassificados, policial de Clery Cunha filmado na Boca do Lixo, e O maníaco do parque, de Alex Prado, inspirado em um dos mais famosos casos policiais da década de 1990. A seleção conta também com a pré-estreia de Aliança, de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral, comédia que foi um dos destaques do mais recente Festival de Tiradentes.

Na madrugada do dia 27 para 28 de setembro, a Cinemateca exibe uma maratona comemorando os 50 anos de Zé do Caixão. O personagem, que surgiu em pesadelo de seu criador, José Mojica Marins, é um agente funerário niilista, odiado na cidade onde vive e obcecado em encontrar uma “mulher superior” capaz de gerar seu filho perfeito. No caminho, enfrentará tudo e todos para atingir seu objetivo. Lendário personagem do cinema brasileiro, Zé do Caixão aparece pela primeira vez em À meia-noite levarei sua alma, lançado comercialmente nos cinemas em 09 de novembro de 1964, um grande sucesso que marcou profundamente nossa cultura popular. Esta noite encarnarei no teu cadáver, de grande invenção visual, é o segundo filme da trilogia, lançado em 1967. O destaque fica para a sequência do inferno gelado, filmado em cores quentes. Projeto planejado por Mojica desde 1966, Encarnação do demônio traz Zé do Caixão saindo da cadeia depois de trinta anos preso e decidido a concluir seu plano: encontrar a mulher capaz de gerar seu perfeito herdeiro. Convidamos a todos para comemorar os 50 anos deste grande personagem brasileiro.

Mais informações sobre a programação em http://www.culturaindependente.org/ e http://www.cinemateca.gov.br/

 

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 (próximo ao Metrô Vila Mariana)

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br