Por Magno Martins

 

A 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP deu continuidade com sucesso na programação de sexta (14). Diversas mostras, seminários e oficinas foram exibidos nos locais de realização do evento com um grande público. Duas grandes pré-estreias nacionais foram exibidas no Cine Praça, na Praça Tiradentes. Confira abaixo maiores detalhes!

A primeira mostra do dia começou bem cedo, por volta das 8h30 da manhã, para atender um público muito especial. A Mostra Cine Escola proporcionou para as instituições públicas de Ouro Preto uma sessão de filme voltado para as crianças. Com o intuito de demonstrar a importância do audiovisual na Educação Infantil, professores e diretores compareceram ao Cine Teatro (Centro de Convenções) com seus alunos para prestigiarem o filme Peixonauta – O Agente Especial da O.S.T.R.A..

 

O filme conta a história de Peixonauta e seus amigos, que recebem várias missões para salvar a natureza de diversos problemas (muitos deles provocados pela humanidade). Eles recebem instruções através de uma Ostra e, ao completar as missões, Peixonauta se tornaria um grande agente especial. Além de toda a informação de conscientização das crianças com relação ao meio ambiente, a interação com o filme é bem interessante: nas pistas das missões, os personagens dos filmes conversam com o público, pedindo ajuda para retirar as informações de uma grande pérola. Com isso, a criançada batia palmas, os pés, tudo para ajudar o pequeno peixe voador a cumprir suas missões e ser um grande agente especial.Confira o trailer:

[youtube]yVOUcUuopwY[/youtube]

Mostra Sessão Horizonte – Sessão de Curtas

Após isso, continuando no Centro de Convenções, a Mostra Sessão Horizonte – Sessão de Curtas trouxe ao público três excelentes produções de diferentes estados brasileiros, com o intuito de fomentar o mercado de curta-metragem e valorização dos cineastas que atuam neste tipo de produção audiovisual.

O curta Rio Cidade Olímpica aborda, em uma linguagem irônica da extinta Agência Nacional, as últimas notícias sobre as Olimpíadas que ocorrerão em 2016 no Brasil. Com vários takes de noticiários de décadas passadas, o diretor Claudio Felicio conseguiu com sucesso, em apenas 7 minutos, demonstrar diversos pontos de vista com relação a este evento no Brasil, com muitas reflexões e críticas coerentes.

Já o curta O Coelho, dirigido por Julia Bragatto, conta a história de uma garota, que ao viver sozinha em seu mundo fechado, com poucos e seletos amigos, se sente invadida ao receber ligações de um entregador de pizza apaixonado por ela. Com uma ótima fotografia, o público imerge neste mundo frio e vazio, onde o medo de amar e ser amada toma conta da vida dessa pobre garota.

O curta metragem que mais chamou a atenção do público foi o Ed., dirigido por Gabriel Garcia, conta a trajetória de vida de Ed, um personagem cheio de aventuras na vida, amores e histórias sensacionais. O mais impressionante é que se trata de uma animação muito bem elaborada, com uma excelente direção de fotografia. Os personagens, que são “coelhos humanos”, foram muito bem modelados e o desfecho da história é bastante surpreendente.

Confira o trailer:

[youtube]dHRyrFvZudI[/youtube]

O último curta-metragem da mostra foi Lixo, dirigido por Paulo André Silver, narra duas histórias em contextos sociais diferentes. A primeira mostra a vida de um catador de lixo em sua batalha diária de sobrevivência. A segunda história mostra a história de um grupo de amigos de classe média alta, se divertindo com bebidas em uma festa. O mais interessante desse curta é demonstrar como que ambas as histórias tem o seu lado “lixo”, de como que as diferenças sociais enquadram instantaneamente em conceitos e preconceitos.

Marília

Para alguns ela pode ser considerada apenas mais uma maluca buscando chamar a atenção dos turistas e moradores de Ouro Preto a qualquer custo. Porém, para desenvolver um trabalho de resgate cultural tão honesto e rico em conhecimento, a carioca Adriana Souza vive perfeitamente a história de Marília de Dirceu, noiva de Tomaz Antônio Gonzaga, um dos mártires da Inconfidência Mineira.

O filme documentário, dirigido por Rodrigo Carneiro, relata o dia a dia de Marília, uma mulher que vive, em todos os sentidos, o tempo passado de Ouro Preto, mais precisamente na época da Inconfidência Mineira. Desde os trajes até os dialetos, Marília busca esse resgate cultural entre os moradores e turistas de Ouro Preto. O documentário retrata muito bem a perspectiva de que grande parte das pessoas só querem uma fotografia com Marília, devido a sua vestimenta. Com muita simpatia, ela tenta repassar esse conhecimento para as pessoas que se aproximam, mesmo que muitas vezes não tenha sucesso. Até mesmo sua casa, Marília reconstruiu todo um passado, com diversos artefatos e objetos que remetem os períodos de ouro de Vila Rica.

Mesmo diante de tantos julgamentos, muitas vezes preconceituosos, Marília viaja pelo Brasil para dar palestras sobre a Inconfidência Mineira e é reverenciada pelo excelente trabalho desenvolvido. Este filme é só mais uma mostra do que seu trabalho é de grande importância para manter viva essa história tão importante para a história de Minas Gerais e do Brasil.

Irina

Com direção de Sabrina Greve e nomes de peso como Maria Fernanda Cândido e Caio Blat, o filme Irina conta a história de uma mulher que sempre desejou ir para a Rússia. Desde criança, Irina sempre viveu a cultura russa juntamente com seu pai: literatura, filmes, estilo de vida (alimentação, vestuário, comportamento), enfim, era como se ela vivesse na Rússia em sua mente, porém na realidade no Brasil.

Com o passar dos anos, Irina, com sua obsessão, perde muitas oportunidades de ser feliz na vida: vivendo em uma realidade que não era sua, aos poucos, ela foi se afastando de pessoas reais, de amigos, da família e até inventando relacionamentos imaginários para se justificar ao pai. Tudo parece mudar quando ela ganha um concurso de uma famosa marca de vodka, com o direito e o dever de levar um acompanhante para a Rússia.

Certamente aquele era o melhor momento de toda sua vida: seu maior sonho estava para se realizar. Porém, para usufruir do prêmio, ela precisaria de um acompanhante. Com isso, Irina tenta se reaproximar de seus amigos, ex-namorados, tudo para conseguir alguém para ir com ela realizar este sonho. Ao ver os abismos criados entre o seu mundo com a realidade, Irina percebe que todo o seu desligamento com o mundo exterior, vivendo uma realidade imaginária, fez com que ela perdesse muitos amigos. Com isso, ela tenta buscar, de todas as formas, recuperar uma vida toda em apenas alguns dias, para então realizar o sonho da sua vida: ir para a Rússia.

Confira o trailer:

[youtube]TaMNZfxD9yc[/youtube]

Acompanhe conosco, através do nosso site ou da nossa fanpage, durante esses dias,  tudo o que está acontecendo na 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP.