Por Aline Fernanda

No segundo dia da mostra competitiva do CineramaBC, ainda com o problema do som que vaza da academia ao lado, fomos apresentados na primeira sessão a dois dramas, o curta belga Gaivotas seguido do longa alemão As Filhas e depois a comédia Bebê a Qualquer Preço, um curta-metragem francês seguido do Fugindo do Amanhã, suspense “ilegal” gravado na Disney.

cinemascope-gaivotas

A primeira exibição foi do curta-metragem Gaivotas (Mouettes), que conta a história de um casal de jovens atores que estão apaixonados, mas precisam aprender a viver longe dos palcos e sets de filmagens. O curta de estreia de Zeno Graton tem uma grande produção, a fotografia é lindíssima e o tempo todo mistura a vida pessoal e profissional dos personagens, que no filme também levam seus nomes reais e são namorados na vida real . A única coisa que pareceu faltar em Gaivotas é aprofundar na história e nos personagens, que são muitos interessantes, diga-se de passagem.

Cinemascope-toechter

O drama alemão As Filhas (Töchter), que teve sua primeira exibição na Berlinale este anoconta a história de Agnes que vai a Berlim para identificar uma garota morta. A polícia suspeita que essa garota é sua filha, de quinze anos de idade, que fugiu de casa. Mas não é. Enquanto procura sua filha na cidade, Agnes conhece Inês, uma jovem parasita que entra gradativamente na vida de Agnes.

O filme tem um tom intimista, duas mulheres que acabaram de se conhecer e tem momentos de desabafos. Mais uma vez, como havia dito a respeito do Gaivotas, aqui também faltou aprofundar nas personagens, ficou tudo muito superficial, pouco intenso, apesar da situação atípica, já que Agnes leva Inês para o hotel em que está hospedada e oferece mais do que um lugar para dormir a jovem. Outra coisa desnecessária são as frequentes cenas de nudez de Inês (Kathleen Morgeneyer), que demonstram não ter nenhuma função narrativa. A atriz Corinna Kirchhoff rouba a cena como Agnes, uma mãe angustiada em um eterno estado catatônico, que precisa fechar o ciclo da procura por sua filha perdida.

cinemascope-bebe-a-qualquer-preço

O segundo curta-metragem, Bebê a Qualquer Preço (Bébé a tout prix), é uma escolha diferente de tudo o que já tinha visto nos dias anteriores, um filme com uma história bonitinha de um jovem pai que leva adiante a aposta de cuidar de seu bebê durante toda uma noite. O curta tem um final inusitado, é um daqueles que te tira um sorriso do rosto.

cinemascope-fugindo-para-o-amanhã

A grande atração da noite, sem dúvidas, foi o suspense americano Fugindo do Amanhã (Escape from tomorrow), o longa que foi gravado nos parques da Disney sem autorização, foi um chamariz para o público, que esteve escassos todos esses dias, mas que eram um número maior nessa sessão.

O filme, que foi exibido em Sundance este ano e causou frison na Internet,por conta de sua “ilegalidade”e originalidade, conta a história do último dia de férias da família de Jim, que descobre que perdeu seu emprego, mas mesmo assim decide aproveitar o dia no parque, onde acontece coisas estranhas com a família.

Fugindo do Amanhã foi filmado em preto e branco e tem um roteiro que oscila entre o terror e comédia escrachada. Em breve, crítica do filme aqui no Cinemascope.

Confira a cobertura do primeiro dia da mostra competitiva AQUI.