Privilegiando obras e autores ainda não contemplados pelo circuito exibidor, mostra exibe, de 11 a 22 de novembro, apenas na Cidade Universitária, 8 longas-metragens da Coreia do Sul em 35mm

Da redação

Dentre as cinematografias nacionais que ganharam projeção internacional ao longo da última década, poucas conquistaram o prestígio, a audiência, a diversidade e a constância da produção sul-coreana. A discreta cinematografia do sul da península da Coreia vem conquistando espaço no mapa do cinema mundial, ampliando sua influência para além das fronteiras geográficas e culturais dentro das quais esteve circunscrita ao longo de anos de estagnação. A reestruturação do mercado cinematográfico interno a partir dos anos 1990 proporcionou a infraestrutura e o vigor necessários para a consolidação de uma indústria com força econômica e diversidade artística, capaz de fazer frente às produções estrangeiras dentro do país.

 Assim, a Coreia do Sul apresenta hoje um cinema com a capacidade de atrair para as salas de exibição mais da metade de sua população, que prefere o produto nacional às produções hollywoodianas e estrangeiras. Além dos investimentos e esforços nos âmbitos público e privado, esse cenário se tornou possível graças à sua consolidação em terreno fértil de criação e inventividade, que gera produções marcadas pela apropriação e reinvenção estética do cinema de gênero.

Cinemascope - Cinema Coreano

Com o intuito de difundir a diversidade dessa produção e oferecer ao espectador uma oportunidade única de contato com algumas obras dessa cinematografia ainda inéditas no circuito exibidor brasileiro, o CINUSP Paulo Emílio, em parceria com o Consulado Geral da República da Coreia e com o Centro Cultural Coreano, apresenta, entre os dias 11 e 22 de novembro, exclusivamente na sala da Cidade Universitária, a mostra CINEMA SUL-COREANO, que reúne oito longas-metragens inéditos no Brasil, tanto nos cinemas quanto em home video, exibidos em cópias em película de 35mm, oferecendo uma boa amostra da produção cinematográfica recente da Coreia do Sul, além de uma produção dos anos 1970 já considerada clássica no contexto daquela cinematografia.

A seleção dos títulos dessa programação busca privilegiar autores e obras ainda desconhecidos no Brasil, motivo pelo qual exclui por princípio aqueles cineastas sul-coreanos já consagrados e conhecidos pelo público cinéfilo brasileiro, como Park Chan-wook (OldboyLady VingançaSede de Sangue), Bong Joon-ho (O HospedeiroMother – A Busca Pela Verdade), Kim Jee-woon (MedoOs Invencíveis), Kim Ki-duk (Casa VaziaO ArcoPietà) e Sang-soo Hong (HahahaA Visitante Francesa).

Cinemascope - Cinema Coreano 2

Além do seu sucesso no território nacional, o cinema da Coreia do Sul tem encontrado êxito também em países asiáticos vizinhos, atingidos por um movimento de disseminação da cultura popular sul-coreana. Filmes como Hwang Jin Yi200 Pounds of Beauty e Like a Virgin carregam um conjunto de signos culturais que dialogam de forma especialmente eficaz com a juventude e vêm se espalhando da Coreia do Sul para quase todo o leste asiático. Além disso, o fomento a festivais de cinema como o Festival Internacional de Cinema de Pusan, hoje um dos principais da Ásia, vem conquistando o público jovem da região e promovendo a aparição de novos talentos. Foi nesta situação que o diretor Shin Dong-Il exibiu pela primeira vez seu segundo longa-metragem, My Friend and His Wife, em 2006, também selecionado para esta mostra.

Complementando o panorama do cinema sul-coreano da última década, a programação inclui ainda o épico histórico Wildflowers on the Battlefield, filme de rara circulação realizado em 1974, que representa bem a cinematografia sul-coreana do período em que o governo do país encomendava e financiava as poucas produções cinematográficas nacionais, quase sempre de caráter propagandista.

As obras reunidas nesta mostra são marcadas pela coexistência harmoniosa entre experimentação estética e apego às fórmulas de gêneros, resultando em obras de ficção de grande apelo popular e sucesso comercial.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

 

11/11 | segunda

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      LIKE A VIRGIN

19h00      HWANG JIN YI

 

12/11 | terça

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      OSEAM

19h00      MY FRIEND AND HIS WIFE

 

13/11 | quarta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      LATE BLOSSOM

 

14/11 | quinta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      200 POUNDS OF BEAUTY

19h00      CINDERELLA

 

15/11 | sexta

FERIADO – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

 

18/11 | segunda

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      MY FRIEND AND HIS WIFE

19h00      200 POUNDS OF BEAUTY

 

19/11 | terça

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      CINDERELLA

19h00      WILDFLOWERS ON THE BATTLEFIELD

 

20/11 | quarta

FERIADO – DIA DA CONSIÊNCIA NEGRA

 

21/11 | quinta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      OSEAM

19h00      LIKE A VIRGIN

 

22/11 | sexta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      HWANG JIN YI

19h00      LATE BLOSSOM

 

Serviço

CINEMA SUL-COREANO

11 a 22 de novembro de 2013

CINUSP Paulo Emílio

Sala Cidade Universitária

Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04

Cidade Universitária

entrada franca

100 lugares

fone: 11-3091-3540

cinusp@usp.br

www.usp.br/cinusp

www.facebook.com/cinusp

www.twitter.com/cinusp