Mostra reúne assassinos, zumbis, bruxas, vampiros e assombrações em filmes de mestres como Dario Argento, Mario Bava e Lucio Fulci

Da redação

Para além de Fellini, Rossellini, Visconti, De Sica e Antonioni, o cinema italiano também deixou sua marca no imaginário cultural do século XX com grandes doses de sanguinolência, psicopatia e monstruosidade, embaladas numa estética de apelo pop que não se refuta em mostrar aquilo que o “bom gosto” (na conotação mais elitista e restritiva do termo) deixaria fora de quadro. Trata-se dos filmes de terror e suspense de diretores como Mario Bava, Dario Argento e Lucio Fulci, produzidos principalmente entre os anos 1960 e 1980 e largamente revisitados pelo cinema norte-americano desde então. Em cartaz nas salas de exibição da Cidade Universitária e do Centro Universitário Maria Antônia de 30 de agosto a 15 de setembro, a programação privilegia filmes dos já citados grandes mestres do gênero, ao lado daquelas dirigidas por outros de seus expoentes, como Lamberto Bava, Pupi Avati e Ruggero Deodato, e inclui uma série de sessões extras na noite de sexta-feira, 13 de setembro, durante a qual a tradicional grade de sessões do CINUSP se amplia para apresentar filmes também às 22h00 (na Cidade Universitária e na Maria Antônia) e à meia-noite (apenas na sala Maria Antônia).

A tradição do cinema de horror italiano remonta ao ano de 1929, quando começaram a ser publicadas na Itália revistas com histórias de suspense policial sobre assassinos em série violentos, que geralmente tinham suas identidades reveladas ao final. Conhecidos como giallos (“amarelos”, em italiano) devido às páginas amarelas que os compunham, esses romances começaram, cerca de trinta anos depois, a ser adaptados para o cinema, dando origem ao subgênero cinematográfico giallo, de histórias sobre serial killers marcadas por violência e suspense, que teve em La Ragazza che Sapeva Troppo (1963), dirigido por Mario Bava, seu primeiro exemplo. Tomando emprestados elementos visuais do cinema expressionista alemão e do cinema de horror norte-americano dos anos 1930, os primeiros filmes giallo foram os responsáveis por inaugurar um filão que depois também viria a abrir espaço para outras obras com foco deliberado na violência gráfica – o chamado terror gore –, geralmente centradas em um vilão de natureza não humana, ampliando a temática dos filmes de terror e suspense italianos para abarcar também bruxas, vampiros, assombrações e zumbis.

A noite dos mortos vivos

Além de “pai” do giallo no cinema, Mario Bava foi o grande nome da era dourada do terror italiano nos anos 1960. Filho de um escultor que também trabalhou com câmera e efeitos especiais no cinema mudo italiano, Mario Bava começou sua carreira como diretor de fotografia e nunca mais abandonou a profissão, chegando a trabalhar em dois curtas-metragens de Roberto Rossellini e também assinando a função em todos os filmes que dirigiu. Entre suas obras de terror mais famosas presentes nesta mostra, estão o clássico A Maldição do Demônio (1960) As Três Máscaras do Terror (1963). O sucesso de público desses dois filmes foi tão grande que o segundo, conhecido internacionalmente pelo título Black Sabbath, acabou batizando a banda de heavy metal.

Apesar do pioneirismo de Mario Bava, Dario Argento talvez seja o primeiro nome que vem à mente quando se fala de cinema de terror italiano, em parte porque seu estilo talvez seja o mais reproduzido e revisitado o pelo cinema norte-americano – o diretor John Carpenter, por exemplo, o cita como referência fundamental para a série Halloween. Antes de dirigir seu primeiro filme, Argento colaborou com Bernardo Bertolucci no roteiro de Era Uma Vez no Oeste (1968), clássico do western spaghetti do mestre Sergio Leone. Em seguida, fez sua estreia na direção com o primeiro filme daquela que ficaria conhecida como sua “Trilogia Animal”: o giallo O Pássaro das Plumas de Cristal (1970). Além deste, outras quatro emblemáticas obras do diretor estão na mostra: Prelúdio para Matar, Suspiria, A Mansão do Inferno e Phenomena.

A maldição do demônio

Já Lucio Fulci, começou sua carreira nos anos 1960, dirigindo algumas comédias e, posteriormente, alguns filmes giallo e alguns westerns spaghetti. Contudo, sua fama internacional se deve aos seus filmes de zumbis, na tradição inaugurada por George A. Romero, em 1968, com seu clássico A Noite dos Mortos-Vivos, que voltou a gozar de grande popularidade nos dias atuais, graças a filmes como Extermínio Guerra Mundial Z e a séries de TV como The Walking Dead. O primeiro grande sucesso de Fulci, Zumbi 2 – A Volta dos Mortos (1979), chegou a ser comercializado – indevidamente – na Europa como uma continuação de Despertar dos Mortos, filme de Romero, de 1978. Depois desse grande sucesso, Fulci realizou Pavor na Cidade dos Zumbis e Terror nas Trevas, também selecionados para esta mostra.

A programação inclui também os dois filmes mais populares de Lamberto Bava, filho de Mario: Demons – Filhos das Trevas e Demons 2 – Eles Voltaram, ambos roteirizados e produzidos em parceria com Dario Argento, além do clássico A Casa com Janelas Sorridentes (1976), dirigido por Pupi Avati, que acrescenta doses maciças de erotismo à fórmula de mistério e violência dos filmes de terror italianos. Finalizando a seleção de filmes, a mostra exibe também o polêmico Cannibal Holocaust, controverso pseudodocumentário de Ruggero Deodato lançado em 1980 e imediatamente censurado e/ou banido em dezenas de países. Rodado em locações autênticas na Amazônia, o filme foi o primeiro a empregar o formato de uma edição de imagens pretensamente documentais encontradas posteriormente – mesmo recurso para agregar realismo à narrativa adotado por filmes de terror contemporâneos, como A Bruxa de BlairCloverfield – Monstro e a série Atividade Paranormal. Unanimamente considerado um dos filmes mais chocantes e violentos já feitos, Cannibal Holocaust é alvo frequente de críticas por sua superexposição de violência gráfica e sexual e pelo fato de animais silvestres terem sido mortos durante sua realização. Deodato chegou a ser preso na Itália, sob a acusação de obscenidade e sob o peso de rumores (nunca comprovados) de que pessoas foram mortas durante as filmagens.

Confira a programação:

29/08 | sexta

MARIA ANTÔNIA

20h00   SUSPIRIA

 

30/08 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00   A MANSÃO DO INFERNO

20h00   PHENOMENA

 

01/09 | domingo

MARIA ANTÔNIA

18h00   PRELÚDIO PARA MATAR

20h00   O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL

 

02/09 | segunda

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   AS TRÊS MÁSCARAS DO TERROR

19h00   DEMONS – FILHOS DAS TREVAS

 

03/09 | terça

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   ZUMBI 2 – A VOLTA DOS MORTOS

19h00   A CASA COM AS JANELAS SORRIDENTES

 

04/09 | quarta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   SUSPIRIA

19h00   A MANSÃO DO INFERNO

 

05/09 | quinta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   PRELÚDIO PARA MATAR

19h00   PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS

 

06/09 | sexta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   TERROR NAS TREVAS

19h00   A MALDIÇÃO DO DEMÔNIO

MARIA ANTÔNIA

20h00   CANNIBAL HOLOCAUST

 

07/09 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00   DEMONS – FILHOS DAS TREVAS

20h00   DEMONS 2 – ELES VOLTARAM

 

08/09 | domingo

MARIA ANTÔNIA

18h00   PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS

20h00   AS TRÊS MÁSCARAS DO TERROR

 

09/09 | segunda

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   CANNIBAL HOLOCAUST

19h00   ZUMBI 2 – A VOLTA DOS MORTOS

 

10/09 | terça

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   A MALDIÇÃO DO DEMÔNIO

19h00   SUSPIRIA

 

11/09 | quarta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   PHENOMENA

19h00   TERROR NAS TREVAS

 

12/09 | quinta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL

19h00   PRELÚDIO PARA MATAR

 

13/09 | sexta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00   DEMONS – FILHOS DAS TREVAS

19h00   DEMONS 2 – ELES VOLTARAM

22h00   AS TRÊS MÁSCARAS DO TERROR

MARIA ANTÔNIA

20h00   PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS

22h00   A MANSÃO DO INFERNO

23h59   TERROR NAS TREVAS

 

14/09 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00   ZUMBI 2 – A VOLTA DOS MORTOS

20h00   A CASA COM JANELAS SORRIDENTES

 

15/09 | domingo

MARIA ANTÔNIA

18h00   PHENOMENA

20h00   A MALDIÇÃO DO DEMÔNIO

 

Serviço

MAESTRI DELLA PAURA: CLÁSSICOS DO TERROR ITALIANO

(30 de agosto a 15 de setembro)

CINUSP Paulo Emílio
Sala Cidade Universitária
Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04 – Cidade Universitária
Contato: 11-3091-3540
Sala Maria Antônia
Rua Maria Antônia, 294 – Consolação
Contato: 11-3123-5200
cinusp@usp.br
www.facebook.com/cinusp
www.usp.br/cinusp
www.twitter.com/cinusp