Por Joyce Pais

Quem me conhece sabe da minha admiração (e um certo fanatismo, assumo) pela figura da Marilyn Monroe. Há uns oito anos eu coleciono uma série de itens, que vão de livros, filmes a pôsteres, cards, etc, de uma das figuras mais representativas, na minha visão, não só do cinema, mas da cultura pop no geral. Ah, paralelamente ao Cinemascope, eu administro uma página dedicada a atriz, que se chama M de Monroe, quem tiver interesse dá uma passada por lá.

Depois de falar nas edições passadas sobre as obras de Pedro Almodóvar e David Lynch, meus cineastas preferidos, chegou a hora de voltar um pouco na linha do tempo cinematográfica e abordar alguns aspectos históricos, sociais e mercadológicos que ajudaram a construir uma imagem tão poderosa quanto a de Marilyn.

Conacine 3.0

Além da minha, o evento conta com palestras que abordam temas como filme Noir, terror italiano, método Stanislavski, David Cronenberg, Christopher Nolan e muito mais, esse ano o CONACINE terá três novidades: o congresso será co-realizado pela incrível 365 Filmes, o número de palestras aumentou e os valores e formas de pagamento do Acesso Ouro (destinado a quem perdeu alguma palestra e tiver interesse em comprar o acesso ilimitado posteriormente) também.

O congresso é online, gratuito e acontece entre os dias 18 e 22 de julho e contará com 30 palestrantes, entre diretores, professores, youtubers, autores, atores, jornalistas, que abordarão temas como:

Para se inscrever na palestra “Marilyn Monroe: da estrela fabricada ao eterno mito do cinema”, que acontece dia 18 de julho, às 12h, acesse: conacine.org/joy

Todas as informações sobre a programação podem ser vistas no site oficial do CONACINE.