Chegou ao final a 71ª edição do Festival de Cannes e teve protesto por mais oportunidades e igualdade para mulheres, teve filme brasileiro ganhando competição paralela e dando visibilidade à causa indígena, e teve Cate Blanchett como presidente de um júri formado majoritariamente por mulheres, é pra glorificar de pé.

Cate Blanchett entregou o prêmio de Palma de Ouro Especial à Jean-Luc Godard pelo filme “Le Livre D’Image”. O Grande Prêmio do Júri ficou para “BlacKKKlansman”, de Spike Lee, e Nadine Labaki venceu a categoria de Prêmio do Júri com “Capharnaüm”. A Palma de Ouro, principal prêmio da noite, ficou para o japonês Hirokazu Kore-Eda por “Shoplifters”.

Confira a lista completa de vencedores:

Palma de Ouro:Shoplifters“, de Hirokazu Kore-Eda
Grande Prêmio do Júri:BlacKKKlansman“, de Spike Lee
Prêmio do Júri:Capharnaüm“, de Nadine Labaki
Palma de Ouro Especial: Jean-Luc Godard por “Le livre d’image
Melhor Direção: Pawel Pawlikowski por “Cold War
Melhor Roteiro: Alice Rohrwacher por “Lazzaro felice“, e a Jafar Panahi e Nader Saeivar por “Three faces
Melhor Atriz: Samal Yeslyamova por “Ayka
Melhor Ator: Marcello Fonte por “Dogman
Câmera de Ouro:Girl“, de Lukas Dhont
Palma de Ouro para curta-metragem:All these creatures“, do australiano Charles Williams
Menção especial para curta-metragem:Yan Bian Shao Nian“, do chinês Wei Shujun

A cerimônia de premiação ocorrida ontem (19 de maio), assim como todo o resto do festival, também foi marcada por discursos poderosos sobre assédio e participação feminina na indústria cinematográfica. Asia Argento, atriz e diretora italiana e primeira a denunciar oficial e publicamente Harvey Weinstein (envolvido recentemente em dezenas de casos de assédio em Hollywood), disse no palco em seu discurso de encerramento:

Em 1997, fui violada aqui em Cannes por Harvey Weinstein. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu terreno de caça. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca mais será bem-vindo aqui.

Esperamos que ela acerte na previsão, e que todas as demandas sejam lembradas e colocadas em prática. Agora falta maratonar os filmes vencedores e esperar pelo ano que vem.