Nos dias 17 e 18 de Março, em São Paulo, vou ministrar o curso OLHAR E RESISTÊNCIA: A PRESENÇA DA MULHER NO CINEMA BRASILEIRO, no Museu Casa Guilherme de Almeida. Os encontros serão um intensivo de dois dias – sábado e domingo – , das 14h às 18h, na Sala Cinematographos (Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré).

O curso tem como objetivo revisitar a presença e a trajetória das mulheres diretoras na cinematografia brasileira, destacando alguns períodos que vão desde o Cinema Novo, movimento surgido na década de 1950, passando por momentos como a Retomada nos anos 1990, até os dias atuais. Serão discutidas as formas como as narrativas criadas por essas realizadoras estão, também, intimamente atreladas à história do Brasil como país produtor de cinema.

Nomes como Helena Solberg, Lúcia Murat, Tata Amaral, Laís Bodanzki, Carla Camurati, Renata Pinheiro, Sandra Kogut, bem como trechos de seus filmes, serão apresentados aos alunos, em aulas expositivas e abertas ao debate. Haverá, ainda, a participação da convidada Luísa Pécora, jornalista e criadora do site Mulher no Cinema, que se dedica a celebrar o trabalho das mulheres na tela e a levantar dados importantes a respeito da participação e representação feminina nessa indústria.

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas aqui. Caso as vagas estejam esgotadas nesta página, clique aqui.