Por Frederico Cabala

O documentário Tudo Que Movimenta (2014) estreia essa quarta-feira (30), às 14h30, no Canal Futura. O curta-metragem discute o problema do êxodo rural a partir de histórias pessoais e relatos bastante espontâneos de moradores do interior de Minas Gerais, que falam sobre solidão, saudade e dificuldades que os jovens encontram em permanecer na zona rural.

“Nós abordamos o êxodo rural sem discutir o problema diretamente, mas mostrando as mudanças na ordem das famílias. Quando aqueles senhores bem velhinhos falam da casa vazia, do cotidiano solitário que eles preenchem com trabalho e com saudade você percebe o reflexo dessa questão nas relações sociais. Essa cultura da ausência, o esvaziamento e envelhecimento da população desses locais. Os personagens falam de tudo isso de uma forma bem doce e verdadeira”, contou a diretora e roteirista, Thamara Pereira.

Cinemascope - Tudo que movimenta1

O documentário é uma produção universitária que surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso da autora, na Universidade de Brasília (UnB). A produção foi uma das 20 selecionadas pelo Projeto Curtas Universitários, promovido pelo Canal Futura, Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e Globo Universidade. Os documentários exibidos em abril fazem parte do primeiro chamado para curtas universitários. O segundo chamado está com inscrições abertas até o dia 8 de junho no site do programa Sala de Notícias.

O documentário faz um recorte do cotidiano solitário dos moradores de Belisário e retrata o êxodo rural por uma ótica inversa: a partir das mudanças na ordem das famílias do interior, ou seja, as mudanças na vida de quem fica, quando o outro vai embora.

 

Tudo que movimenta

Data: 30/04

Horário: 14h30

Exibição: Canal Futura

Direção: Thamara Pereira