Por Magno Martins



A 8ª Mostra de Cinema de Ouro Preto teve grande público neste último domingo (16), com uma programação voltada para todas as idades.

A Mostrinha – Sessão de Curtas trouxe, para o Cine Vila Rica, ótimas produções direcionada para a criançada. Mais uma vez, o Palhaço Popó alegrou a chegada com muitas brincadeiras, gincanas e diversão para pais e filhos.

O primeiro curta-metragem exibido foi A Equação do Amor dirigido por Fábio Allon. A história gira em torno de Ian, um menino do 3º ano que descobre que o amor da sua vida é sua colega de classe Nina. Para contar essa história, um ótimo roteiro, e uma fotografia que se dá em torno da escola onde ambos estudavam, Ian relata diversos pontos que odeia e que ama na vida (ele odeia meninas que comem maionese e odeia também seus braços curtos). No desenrolar da trama, o curta se revela um depoimento do aluno na vida real, dividindo seus sentimentos e particularidades.

Confira o trailer:

[youtube]drX3Q1JWQiU[/youtube]


O curta Budega, dirigdo por Paulo Campos, conta a história de Lug, um garoto de 6 anos de idade, que adora observar as nuvens e imaginar grandes aventuras. Certo dia, um objeto cai do céu e o leva para viver uma grande jornada, cheia de ação, mistério e imaginação no mundo deste objeto chamado Budega.

Já o curta Nina, dirigido por Rodrigo Zerbetto, é sem falas, mas dotado de muita expressão. A história é contada em um picadeiro, onde um palhaço, meio que desiludido da vida, descobre que, ao desenhar em um papel seus desejos, eles se realizam. Ao desenhar o amor da sua vida, esse palhaço não contava com o destino: sua amada desenha também o homem dos seus sonhos. Com isso, outro palhaço aparece e começa a disputa para conquistar o amor de Nina. É um curta muito sensível, com muitas expressões de amor, desilusão, ganância e ódio.

O último curta da Mostrinha – Sessão de Curtas foi A Vida Deve Ser Assim, dirigido por Roberto Burd. A história gira em torno da vida de Binho, um menino da 7ª série que se apaixona pela colega Rafaela. As famílias de ambas crianças são amigas e, para aproveitar o verão, planejaram uma viagem com todos para o Rio de Janeiro. Ao descobrir que Rafaela ficou de recuperação, Binho se força a ficar de recuperação, tudo para ficar em sua cidade para ajudar sua amada nas aulas de recuperação. Porém, no decorrer desses dias, muitas coisas acontecem na vida de Binho e ele aprende, em poucos dias, o valor do amor e da amizade.

Confira o trailer:

[youtube]aQfLzEmoCaI[/youtube]

Dando continuidade na programação de domingo, o público pode conferir o Cine Concerto no Cine BNDES na Praça, projeto em parceria com a Banda Sinfônica “Trilhas do Ouro” (parceria entre músicos de Ouro Preto e Mariana). Com a regência do maestro Rafael Guimarães, o Cine Concerto homenageou o cinema através do espetáculo “Trilhas de Som e Luz”, com uma uma grande orquestra que dava sonoridade aos filmes projetados no telão. Grandes clássicos foram abordados como O Fantasma da Ópera, Rei Leão, Jesus Cristo Superstar, Star Wars, E.T e diversos outros. Foi um momento de muita emoção e alegria, pois todos os presentes puderam relembrar grandes filmes e como a trilha sonora é uma peça chave que deu vida à esses grandes clássicos. Foi muito emocionante, sem sombras de dúvidas.

Após o Cine Concerto, ainda no Cine BNDES na Praça, ocorreu a pré-estreia do filme Cine Holliúdy, dirigido por Halder Gomes. O filme conta a história de Francisgleydisson, um pai de família que luta para trabalhar e sobreviver de sua paixão: o Cinema. Com o crescimento da TV no interior do Ceará na década de 1970, Francisgleydisson muda com sua família para uma pacata cidade do interior, com o intuito de levar o Cinema para essas pessoas e mostrar que a sétima arte tem muito mais valor do que a TV. O roteiro é embargado com emoções e confusões, levando o espectador a rir e refletir sobre como que essas tecnologias distintas atingem a vida das pessoas. O mais interessante da produção é a preservação da linguagem regional do Ceará e, para a distribuição do filme em cinemas e festivais, foi necessário inserir legendas em português do filme. A previsão de estreia de Cine Holliúdy é em agosto de 2013.

Confira o trailer:

[youtube]5HH7Eq1WF_Q[/youtube]