Da redação

A Mostra GORDON WILLIS (1931-2014), que permaneceria em cartaz até o dia 13 de junho está cancelada, da mesma forma que a realização da próxima mostra do CINUSP, CINEMA FUTEBOL CLUBE, planejada para ocupar as duas salas de exibição da instituição do dia 13 de junho ao dia 13 de julho. Devido a greve da USP, as atividades do Cinusp estão suspensas por tempo indeterminado.

Tido por muitos profissionais de Hollywood como um mestre absoluto da fotografia de cinema, Gordon Willis protagonizou uma revolução naquilo que até então se entendia por filmagem. Seu trabalho com as sombras e a subexposição em O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, rendeu-lhe a alcunha de “Príncipe das Trevas” e um reconhecimento que levou muitos fotógrafos a se inspirarem no seu estilo e em sua prática.

Willis trabahou como diretor de fotografia em obras de diretores como Woody Allen, Alan J. Pakula e James Bridges, com quem colaborou em diversos filmes ao longo dos anos 1970 e 80. Embora tenha sido indicado ao Oscar de Melhor Fotografia duas vezes, por O Poderoso Chefão – Parte III, de Coppola, em 1991, e por Zelig, de Woody Allen, em 1984, conquistou apenas um prêmio honorário da Academia, em 2010, por sua “insuperável maestria em luz, sombra, cor e movimento”.

Já aposentado desde o final dos anos 1990 – o último filme que fotografou, Inimigo Íntimo, de Alan J. Pakula, foi lançado em 1997 –, Willis faleceu no último dia 18 de maio, prestes a completar 83 anos de idade.

Em homenagem à sua brilhante carreira, o CINUSP Paulo Emílio promove, entre os dias 2 e 13 de junho, na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antônia, a mostra GORDON WILLIS (1931-2014), reunindo dez filmes marcantes de sua trajetória.

Confira a programação completa AQUI.