A 25° edição edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade promete ficar marcada na história do festival e o motivo tem nome: Gus van Sant. Com a curadoria artística de João Federici, este ano o cineasta americano virá ao Brasil pela primeira vez para receber uma homenagem especial.

Considerado o maior evento cultural sobre a diversidade sexual da América Latina e um dos maiores do planeta, o Festival acontece, de forma 100% gratuita, de 15 a 26 de novembro e terá na abertura para convidados a exibição do longa Me Chame Pelo Seu Nome, do italiano Luca Guadagnino.

Inédito em São Paulo, o filme, Premiado no Festival de Melbourne (Austrália) e selecionado para os Festivais de Sundance (EUA), Berlim (Alemanha) e Toronto (Canadá), narra a história do sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa, Elio, de 17 anos. O garoto está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

Gus Van Sant receberá um troféu pelo conjunto de sua obra, além de participar do MixLab Spcine no decorrer do Mix BrasilO diretor ainda ganha uma retrospectiva dentro do Festival com a exibição de importantes títulos de sua cinematografia, entre eles seu primeiro longa, Mala Noche (1987), filmado em preto e branco e Garotos de Programa (1991), um já clássico dos anos 90, com River Phoenix e Keanu Reeves no elenco.

Falei sobre um dos seus primeiros trabalhos – Drugstore Cowboy (1989) –  no #cinemascopetv tempos atrás, vamos relembrar?