Da redação

Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães D’Áurea Bengell, conhecida como Norma Bengell por seus trabalhos cinematográficos tanto como atriz quanto diretora, faleceu nessa quarta-feira (08), por volta das 3h da manhã, aos 78 anos. Norma foi diagnosticada com câncer no pulmão direito há seis meses e desde então estava no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Rio Laranjeiras.

Os trabalhos de Bengell marcaram e muito o cinema nacional, ela foi a primeira atriz brasileira a fazer nu frontal no filme Os Cafajestes, em 1962, dirigido por Ruy Guerra. Além de trabalhar com diversos diretores (Paulo Cesar Saraceni, Glauber Rocha, Neville d’Almeida, Walter Hugo), Norma dirigiu filmes como Eternamente Pagu, O Guarani, Infinitamente Guiomar Novaes, entre outros. Além dos seus trabalhos no cinema, Norma também é reconhecida em seus trabalhos para o Teatro e Música. Na TV, ela trabalhou na série Toma Lá, Da Cá, da Rede Globo.

O velório será aberto ao público e realizado a partir das 18h desta quarta, no Cemitério São João Batista, em Botafogo-RJ. Um dos últimos desejos de Norma era que seu corpo fosse cremado. A cremação será no Memorial do Carmo, no Caju, nesta quinta, às 14h.