Por Joyce Pais

Filmado em Londres, o documentário da suíço-brasileira Veronika Reichenberger, My Body My Hair (Meu Corpo, Meu Pelo) surgiu a partir de uma dúvida pessoal da cineasta: porque nos depilamos? Realizado durante o Mestrado de Antropologia Visual na Goldsmiths College, da University of London, o documentário levanta algumas questões que geralmente não passam pela cabeça da maioria de nós.

“Decidi fazer esse filme e que, ao decorrer do processo, eu não iria me depilar pra poder entender junto com as entrevistadas como é manter os pelos numa sociedade que considera pelos femininos algo tão negativo. Como foi um processo de auto-reflexão pra mim mesma e reflexão sobre meu próprio corpo, eu decidi incluir imagens nas minhas axilas e pernas no filme”, diz a autora.

Veronika conta  que a dificuldade se deu primeiramente em encontrar mulheres para entrevistar, já que ninguém conhecia ninguém que não removia os pelos. Depois de quase um mês, ela encontrou por meio de um fórum feminista no Facebook, mlehres que mantém os pelos; das 11 entrevistadas, apenas 6 entraram no filme.

“Eu aprendi muito com o filme, tanto sobre mim quanto sobre mulheres e seus corpos. Pretendo fazer futuros projetos com reflexões parecidas, sobre condutas sociais impostas às mulheres”.

Nós aguardaremos ansiosos!

Veja o documentário: