O Cineme-se, Festival realizado pela Ricci Filmes tradicionalmente em Santos, passa pela primeira vez na capital de São Paulo e termina neste domingo, 22, com a sessão no Jardin Cafeteria. Focado na experiência e imersão do cinema, proporciona através de um conceito colaborativo, a possibilidade do diálogo entre cidade, audiovisual, gastronomia.

Criado em Santos em 2004 e construído a partir de visões coletivas, ele tem como objetivo estimular as experiências e experimentações dos profissionais que já estão envolvidos com o audiovisual e dos que ainda não estão, abrindo a possibilidade de formação de novas plateias e realizadores.

Chegando à sua 10ª edição, o Festival expandiu seu formato, tornando possível sua realização em duas cidades: em Santos, como é desde a sua concepção, e pela primeira vez em São Paulo. Segundo a proposta dos realizadores, a ideia é construir uma grande ponte imersiva entre mar e metrópole. Essa edição propõe também uma maior participação do espectador a partir da temática: “Montagem no Cinema entre os saberes e os sabores da escolha”.

As sessões girarão em torno deste tema, expandindo conceitos através de ações lúdicas e da gastronomia e o café, que segundo os realizadores, é a bebida que historicamente une as duas cidades que receberão o evento.

Entre as exibições e ações, haverá painéis imersivos com especialistas sobre o tema central proposto e sessões em realidade virtual, além de VJ’s. Sem caráter competitivo, o Festival exibirá longas e curtas-metragens, bem como vídeo-performances visando a contribuição sociocultural gerada na troca entre realizador e espectador.

Confira a programação completa:

18/07 |  Quarta-feira, 20h – Lobo Estúdio – Santos
SESSÃO CINEME-SE 1 – ABERTURA
Cine Imersão “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?”
Sessão Cine Imersiva com meditação, degustações, exibição de curtas, experiência em VR/360° e performance sobre o tema central: “Montagem no cinema entre os saberes e os sabores da escolha”.

19/07 | Quinta-feira, 14h às 15h – LABX-Santos
SESSÃO PIRUETA
Oficina lúdica e imersiva com práticas sobre o primeiro cinema e exibição de curtas de animação, para crianças de 7 a 10 anos.

19/07 | Quinta-feira, 15h30 às 16h30 – LABX-Santos
SESSÃO CINE AFETIVO
Evento criado para expandir as percepções de pessoas com baixa visão ou com cegueira. Exibição de dois curtas-metragens apresentados com audiodescrição e sinestesia a partir da narrativa e estética dos filmes. Com debate após as exibições.

19/07 | Quinta-feira, 20h – Lobo Estúdio – Santos
SESSÃO CINEME-SE 2
Cine Imersão “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?”
Sessão Cine Imersiva com meditação, degustações, foodbikes, exibição de curtas, experiência em VR/360° e graffith digital em árvores e fachadas.

20/07 | Sexta-feira, 14h às 18h – Cineclube / Unisanta
RODA DE CONVERSA – Cinema Saberes e Sabores
Encontro de profissionais do cinema, da gastronomia e da biologia com o espectador. Acontecerão ações imersivas, com degustação e gamificação sobre linguagem, estética e as técnicas cinematográficas e gastronômicas na montagem de filmes e alimentos.

20/07 | Sexta-feira, 19h30 às 20h30 – Do Canal 6 com a Praia à Estação da Cidadania
II BICICLETADA AUDIOVISUAL
A Bicicletada Audiovisual é uma ação coletiva sobre a ocupação urbana, com o objetivo de chamar a atenção sobre a mobilidade na cidade e outros temas diversos relacionados ao urbano, que será percorrido entre o Canal 6 com a Praia e a Estação da Cidadania (esquina das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério).

20/07 | Sexta-feira, 20h às 21h30 – Estação da Cidadania de Santos
SESSÃO CINEME-SE 3
Ação cultural cine imersiva de ocupação urbana sobre a mobilidade nas cidades, a partir da experiência do cinema. Trajeto realizado com bicicletas entre o Sesc Santos e a Estação da Cidadania, via orla de Santos. Com registros audiovisuais durante o percurso e, na chegada, haverá atividades culturais como: Meditação cine imersiva, graffit digial, performance audiovisual, exibição de curtas e foodbikes.

21/07 | Sábado, 14h às 18h – Senac Lapa – São Paulo
SESSÃO CINEME-SE 4
Sessão com cine meditação, gastronomia criativa com gamificação a partir da experiência do cinema e realidade virtual, graffit digital, exibição de curtas e roda de conversa sobre “Experiência do cinema na cultura da convergência”, com profissionais convidados e participação do espectador. Haverá também experiências com conteúdos imersivo em VR, uma ação da Esconderijo Criativo.

22/07 |  Domingo, 15h às 19h – Jardin Cafeteria – São Paulo
SESSÃO CINEME-SE 5
Sessão com cine meditação, gastronomia criativa com gamificação a partir da experiência do cinema e a cultura do café, com realidade virtual, graffit digital, exibição de curtas e roda de conversa sobre “Cinema e afetos numa tarde de domingo”, com profissionais convidados e participação do espectador.